A tecnologia é da Sita. “A ideia do computador veio da dúvida constante nos aeroportos: como podemos atingir um melhor fluxo de passageiros? Assim, chegamos a essa solução, de desenvolver um quiosque autônomo”, explicou o gerente sênior de Empreendimentos e Inovação da Sita, Stephane Cheikh. Para ele, o quiosque-robô ajuda a tornar o processo de check-in mais rápido e eficiente, e se conecta com os sistemas das companhais aéreas por meio de wi-fi.
Segundo Cheikh, o aparelho funciona com inteligência artificial e é interligado com o sistema do aeroporto. Assim, caso aconteça algum tipo de problema ou superlotação de passageiros em uma das áreas de check-in do complexo, o robô se locomove automaticamente para o local para prover assistência, sem a necessidade de interferência humana.
“Uma das principais inovações do quiosque-autônomo é o fato de ele saber exatamente onde está. Para isso, ele utiliza dois métodos: um aparelho de geolocalização ligado a um mapa em seu servidor, e ainda um laser invisível que descobre todos os pontos de interesse a sua volta, determinando assim em que local se encontra no aeroporto”, explicou Stephane Ceikh. “Isso ajudará a aliviar um pouco o congestionamento dos aeroportos”
Além do robô-check in, outro robô, chamado Leo, imprime a etiqueta para a bagagem e a transporta diretamente sua mala para o despacho, em um compartimento que suporta até duas malas com 32 quilos cada. Fonte: Panrotas.