De tempos em tempos, estudos de diferentes empresas tentam descobrir qual o dia mais barato de comprar passagens. Um ano atrás, por exemplo, uma pesquisa da Cheap Flights apontou as terças-feiras como o melhor dia para encontrar as menores tarifas.
Nesta semana foi a vez da Airlines Reporting Corporation (ARC), em parceria com a Expedia, apontar resultados diferentes. No relatório ARC 2018 Air Travel Outlook Report, que analisou cerca de um bilhão de voos no decorrer de um ano (de setembro de 2016 a agosto de 2017), foi revelado que os preços médios mais baixos de tíquetes, tanto em classe econômica quanto executiva, foram encontrados com ao menos 30 dias de antecedência da viagem; além disso, o dia da semana com as menores tarifas para passagens internacionais seria não terça, mas sim domingo, contrariando a pesquisa divulgada em 2016.
O relatório também revelou que os dias da semana com voos mais baratos para se iniciar uma viagem internacional são as quintas e sexta-feiras. O dado também entra em desacordo com a pesquisa da Cheap Flights, que afirmou que terça é o dia mais barato para voar.
Já a hipótese de que os voos mais baratos são adquiridos poucos dias ou horas antes do voo foi por água abaixo, segundo esta pesquisa. “Apesar da crença popular nos benefícios da reserva de última hora, na maior parte do mundo não importa onde você esteja indo, as tarifas econômicas tendem a aumentar à medida que a data de partida se aproxima”, explicou o relatório. “O melhor custo-benefício para reservar passagens em voos econômicos é um mês antes, ou mesmo com maior antecedência, em relação a data de partida.”
VIAGENS CORPORATIVAS SEGUEM MESMO CAMINHO
A mesma lógica vale para classes executivas e primeira classe, segundo a pesquisa, com passagens mais baratas encontradas pelo menos 30 dias antes da viagem também nas classes superiores.
Os viajantes corporativos, inclusive, estariam seguindo a tendência de adquirir passagens com maior tempo de antecedência , segundo dados da Egencia, braço de viagens de negócios da Expedia, revelados no relatório.
“Isso indica que os clientes corporativos, ou os gerenciadores de suas viagens, são conhecedores dessa lógica de reservar com a maior antecedência possível, levando a uma redução de gastos”, afirmou o relatório. Fonte: Panrotas.