Não é por acaso que a capital baiana está entre os dez destinos brasileiros mais visitados no próximo verão. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo, Salvador deverá receber, até 20 de março,1,69 milhão de turistas. Passados os festejos natalinos, que também fazem parte da programação de eventos do calendário turístico local, começam os shows da virada. O fim de ano em Salvador faz jus à fama de cidade festeira, com 29 artistas no palco da Arena Cidade da Música e 70 horas de apresentações musicais. Os shows vão de 28 de dezembro a 1º de janeiro e inauguram um novo espaço de grandes eventos na cidade.
As atrações vão desde a cantora Pabllo Vittar ao multiartista Carlinhos Brown, acompanhado pela banda Timbalada e do grupo Olodum, além de Harmonia do Samba. Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Cláudia Leite, Daniela Mercury, Psirico, Bell Marques e Margareth Menezes também integram o time de estrelas da terra. Do sertanejo destacam-se Gusttavo Lima, Marília Mendonça, Jorge & Mateus, Matheus e Kauan e Luan Santana. Jota Quest e Skank estão entre as bandas nacionais que vão subir ao palco. E no embalo do forró tem Aviões, Wesley Safadão e Solange Almeida entre outros. Cinco grupos da cultura afro na Bahia vão se apresentar em forma de cortejo na abertura de cada dia de festa: Malê de Balê (28), Muzenza (29), Cortejo Afro (30), Ilê Aiyê (31) e Filhos de Gandhy (1°).
O festival é realizado em parceria com a iniciativa privada e tem acesso gratuito ao público, exceto para quem optar pelos camarotes. O evento aquece a economia da cidade com a geração de empregos temporários e a movimentação em torno do turismo que, apenas no primeiro trimestre de 2018, deverá injetar R$ 3,9 bilhões na economia baiana. Com base nas reservas já confirmadas, a ABIH-BA estima em mais de 90% a ocupação dos hotéis da capital durante o fim de ano, sendo 85% dos turistas brasileiros e 15% estrangeiros.
RODA GIGANTE – O novo espaço para realização de grandes eventos em Salvador fica na orla da Boca do Rio, ao lado de atrativos como o Parque dos Ventos e o futuro Centro de Convenções. A Arena da Música tem 55 mil metros quadrados. O público estimado é de 500 mil pessoas por dia.
No último domingo do ano (31), estão previstas 700 mil pessoas à espera de 2018. Salvador ainda vai contar com a roda gigante que foi sucesso no Rock in Rio e no Vila Mix de Goiânia. A superestrutura, iluminada em LED, tem 36 metros de altura e capacidade para receber até 140 pessoas de uma só vez. Da arena e do alto, o público vai receber 2018 com 15 minutos de show piromusical. Também haverá queima de fogos em diferentes pontos da orla e da Baía de todos os Santos.