Um estudo realizado pela Expedia com respondentes dos Estados Unidos mostra como as redes sociais já são influentes no poder de decisão de viagens. Para se ter uma ideia, 36% da geração da Y% afirmam que escolheram um destino por ter visto informações em sites como Facebook e Instagram.
Os bens de consumo, como roupas e joias, são cada vez mais deixados de lado por viajantes de todas as idades. Sessenta e cinco por cento diz poupar dinheiro para investir especificamente em uma viagem.
Um dado impressionante, mas que pode ser um tanto assustador, revela que quase 20% da geração Z dos Estados Unidos escolhem um hotel ou um país para receberem uma resposta positiva em suas publicações nas redes sociais. Ainda, cerca de 50% dos millennials, a geração Y, venderiam suas roupas e mobiliário de casa para viajar mais.
A linha de espanto segue com uma conclusão ainda mais estrondosa: 11% da geração Y e Z adiaram o término de um relacionamento a fim de fazer uma viagem já planejada com seu parceiro.
O GOSTO PELO ON-LINE
O agente de viagens passou a ser tratado como item de urgência pelo consumidor norte-americano. A consulta e posterior compra pelas agências de viagens on-line (OTA) tem sido cada vez mais crescente, com 80% de cada geração destacando reservar todo o roteiro em apenas um site em vez de acessar diversas plataformas.
Entre o público de 18 a 22 anos, a preferência pelo on-line é ainda mais gritante. Um total de 87% vê com bons olhos a possibilidade de reservar tudo em um só site, enquanto 55% consideram viável fechar um pacote via OTA.
A vontade de viajar é tão grande que a se tornar uma obsessão para 71% da geração Z, que aceitaria um trabalho de meio-período para economizar dinheiro para uma futura viagem.
O estudo foi conduzido de 8 a 17 de agosto de 2017 com mais de 1,2 mil cidadãos dos Estados Unidos com idades entre 18 e 65 anos.