A aviação mundial estabeleceu em 2017 um novo recorde com 4,1 mil milhões de passageiros transportados em serviços regulares, mais 7,1% que em 2016, segundo a ICAO – International Civil Aviation Organization.
Em RPK, que pondera o número de passageiros pelas distâncias voadas, a aviação mundial cresceu 7,6%, para 7,7 bilhões, um crescimento que representa uma ligeira melhoria face a 2016, em que o crescimento em RPK foi de 7,4%.
O número de partidas, por sua vez, aumentou para 37 milhões, acrescenta a ICAO, que é a agência das Nações Unidas para a promoção do desenvolvimento seguro da aviação civil.
Mais de metade dos 1,2 mil milhões de turistas que atravessaram fronteiras internacionais no ano passado fizeram-no por via aérea, sublinha a ICAO, acrescentando que mais de 90% do e-commerce business-to-consumer (B2C) entre países foi concretizado através de transporte aéreo.
O aumento da procura pelo transporte aéreo de passageiros ganhou um impulso sólido derivado da melhoria das condições económicas a nível global ao longo do ano, defende a organização.
Embora a um nível mais moderado que em 2016, o aumento do tráfego áereo também foi estimulado pela existência de tarfias mais baixas, justificadas pela quebra do preço do combustível, acrescenta a ICAO.
A agência das Nações Unidas salienta que os preços do combustível aumentaram 25% face a 2016 mas mantiveram-se significativamente mais baixos que os preços verificados ao longo dos dez anos antes de 2016.
Os preços do combustível e o aumento do tráfego deverão possibilitar fechar 2017 com outro recorde de lucro operacional de cerca de 60 mil milhões de dólares, com uma margem operacional de 8%.
O lucro líquido da indústria deverá atingir aproximadamente 36 mil milhões de dólares, com perto de 45% a ser gerado por transportadoras da América do Norte. Fonte: Presstur