Em 2017, Viena registrou o recorde de cerca de 15 milhões de pernoites e sete milhões de chegadas, um aumento de 3,7% e 3,1%, respectivamente, comparado a 2016. A maior parte dos visitantes veio da Alemanha, com três milhões de pernoites, seguido pela Áustria, com 2,8 milhões, e EUA, com quase 900 mil. Tanto a China quanto a Rússia surpreenderam, com um aumento de 34% e 31%, nesta ordem, no número de turistas.
A arrecadação líquida da hotelaria da cidade – de momento, contabilizada de janeiro a novembro de 2017 – foi de mais de 709 milhões de euros, registrando crescimento de 7%. O setor hoteleiro de Viena conta com cerca de 66 mil leitos de hotel, cujo índice de ocupação gira em torno dos 76%.
“Quanto aos próximos anos, almejamos o crescimento sustentável e de valor agregado, bem como a internacionalização. Também queremos estabelecer uma conexão mais forte entre os players de Turismo em Viena”, relata o diretor de Turismo, Norbert Kettner.
Ao longo de 2018, mais de 30 exposições da cidade terão como temática o modernismo em Viena e o seu legado até os dias atuais. Panrotas.