Os turistas dos Estados Unidos poderão solicitar o visto de entrada no Brasil por meio de um processo totalmente eletrônico, devendo acrescentar US$ 177,6 milhões (ou cerca de R$ 600 milhões) na economia brasileira, de acordo com o Ministério do Turismo (MTur). O procedimento virtual reduz de 40 para apenas 3 dias a emissão de visto para os americanos.
De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), medidas de facilitação de entrada dos turistas incrementam em até 25% o fluxo entre os destinos beneficiados. Os americanos são o segundo maior mercado emissor de turistas para o Brasil, atrás apenas da vizinha Argentina.
“Os números parecem satisfatórios, mas ficam muito aquém do nosso potencial. Temos um amplo espaço para aumentar o fluxo turístico entre os nossos países com ganho para todos os envolvidos”, comentou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
“Se queremos competir pelo turista internacional, temos de acabar com a burocracia e estender um tapete vermelho para ele optar pelos nossos destinos, movimentar a economia e gerar emprego no nosso país”, ressaltou o ministro.