O ano de 2018 tem sido de prosperidade para o setor hoteleiro baiano. Em Salvador, já se registra 100% de ocupação dos quartos disponíveis desde o início de janeiro. No interior do estado, a situação não é diferente. Um dos mais tradicionais destinos alternativos do Carnaval da capital, a folia em Cairu, Gamboa e Boipeba terá ocupação turística de 95%, com expectativa de 100% na “ressaca” da folia. As festas promovidas pela Prefeitura Municipal de Cairu acontecem na sede do município, Boipeba e na Gamboa. Em Morro de São Paulo, os turistas aproveitam o sossego para fugir do furdunço carnavalesco e curtir a natureza e uma programação mais leve em bares, restaurantes e boates.
Durante os dias 09 a 13 de fevereiro, Boipeba vai realizar pelo segundo ano o Boipeba Folia, a festa destaca a cultura local, com apresentações e premiações, escolha do Rei Momo, atrações musicais , fanfarras, lavagem do Beco Principal, bloquinhos carnavalescos com marchinhas de carnaval, concurso de fantasias, entre outras atividades. A abertura acontece na sexta-feira (9), às 19h com a Entrega das Chave ao Rei Momo e encerra na terça-feira (13).
Ressaca Após o carnaval, a festa continua em Morro de São Paulo. É a tradicional Ressaca do Morro, que acontece a partir do dia 16 de fevereiro, atraindo baianos e turistas que dão uma esticadinha da festa momesca e aproveitam para recarregar as baterias. Entre as festas privadas, está a Feijoada do Santa Villa, que acontece há 15 anos no Hotel Villa das Pedras. Com a expectativa de receber 400 pessoas, a animação fica por conta dos Dj’s Russel & Kirkovics e Thiago Galeano e Banda, o evento custa R$ 140 por pessoa e não inclui bebida. O feriado de carnaval e a ressaca representam o período de maior movimentação após o réveillon no Arquipélago de Tinharé. Segundo informações da secretaria de Turismo, as ilhas devem receber cerca de 42 mil pessoas nos dois finais de semana. Os principais destinos do arquipélago, Morro de São Paulo, Boipeba, e Gamboa, somam um total de aproximadamente 15 mil leitos. A ocupação hoteleira neste período já chega a 95%, maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Fonte: R7.