Por Ana Paula Cabral
A dimensão, expressividade e organização do Carnaval de Salvador tornaram a festa uma referência da Bahia para o mundo. Mas a folia de Momo vai muito além da capital. Vários municípios baianos mantêm a tradição dos festejos e movimentam o turismo no período. Estimativa da Secretaria do Turismo do Estado indica que são mais de 1,4 milhão de visitantes.
De acordo com o secretário estadual do Turismo, José Alves, o Carnaval é responsável por importante fatia da movimentação econômica nesse período. “A festa vai gerar mais de R$ 2,3 bilhões em todo o Estado, um dos motivos para o governo estadual apoiar o Carnaval de diversos municípios, como forma de valorizar a cultura e o turismo”, afirma.
Entre as cidades que recebem aporte do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Turismo do Estado e da Bahiatursa, para a realização do Carnaval, está Valença. Atrações regionais se apresentam no palco montado na praia de Guaibim, desta sexta até terça-feira (dias 9 a 13).
A programação inclui apresentações de manifestações culturais como o Bumba meu Boi. A administração municipal estima que 30 mil turistas participem da folia, destacadamente baianos de cidades vizinhas e turistas goianos e brasilienses. A rede hoteleira de Guaibim registra 100% de ocupação.
Famoso pelo concurso de fantasias, o Carnaval de Maragojipe vai deste sábado até terça-feira (dias 10 a 13), na Praça da Matriz. A grade de atrações inclui as bandas Diamba e Filhos de Jorge. A Prefeitura estima ocupação hoteleira de 90% e 30 mil visitantes no período. Na lista estão mineiros, paulistas, cariocas, portugueses e franceses, mas a maioria vem de municípios do Recôncavo, como Santo Amaro, Cachoeira e Muritiba.
No município de Cairu, as comemorações acontecem tanto na sede quanto nas localidades turísticas de Boipeba e Gamboa. A partir desta sexta-feira (9), a animação ficará por conta de fanfarras, bloquinhos e concurso de fantasias, dentre outros. Quando o reinado de Momo acaba, a folia recomeça em Morro de São Paulo, no fim de semana após a Quarta-feira de Cinzas. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, mais de 40 mil visitantes passarão por Cairu no Carnaval, gerando uma ocupação de 95% dos 15 mil leitos das localidades turísticas de Boipeba, Gamboa e Morro de São Paulo.
Até esta terça-feira (13), a folia está liberada também em Porto Seguro, com blocos que desfilam na Passarela do Descobrimento, na sede do município, e nas localidades de Arraial D’Ajuda e Trancoso. Depois, a programação continua na Quarta-feira de Cinzas (14) e nos dias 17 de fevereiro e 3 de março. Segundo a Prefeitura de Porto Seguro, durante o Carnaval são esperados 60 mil visitantes vindos de outros municípios baianos e de estados como Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. O número reflete na ocupação hoteleira, que chega a 95% dos 45 mil leitos disponíveis na cidade.
Repórter: Ana Paula Cabral