“Vale registrar, porém, que o Canadá é o único país dos quatro em que a concessão do visto eletrônico entrou em vigor e ainda não foi realizada nenhuma ação especial de divulgação”, justifica a Embratur. “Agendaremos uma movimentação nesse sentido para os próximos meses.”
O presidente do instituto, Vinicius Lummertz, diz que, embora estivesse muito confiante, não esperava tamanho crescimento. “Quando estivemos em Nova York para fazer o lançamento para o mercado norte-americano, acompanhados do ministro do Turismo, Marx Beltrão, e do embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Sérgio Amaral, ouvimos dos líderes do trade daquele país que esperavam contar com o dobro de turistas em direção ao Brasil em poucos anos. Mas esse primeiro balanço foi fantástico. Indicam que essa meta pode até ser ultrapassada.”
Importância ainda maior ao constar que os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas para o Brasil, ficando atrás somente da Argentina, e os norte-americanos estão entre os que mais gastam em nosso território. Enquanto cada argentino deixa US$ 50 por dia no País, os americanos gastam US$ 73 diários, em média.
Atualmente, 550 mil norte-americanos visitam anualmente o Brasil. Se for concretizada a previsão do presidente da USTOA, Terry Dale, teremos em três ou quatro anos, mais de 1,2 milhão visitando o Brasil. A receita anual de US$ 710 milhões saltaria para mais de US$ 1,5 bilhão. A USTOA reúne as principais operadoras e agentes de viagens norte-americanos. Fonte: Panrotas.