“A LATAM também planeja inaugurar voos nas rotas São Paulo – Lisboa e São Paulo – Boston em meados de 2018”, diz um comunicado divulgado pelo grupo sul-americano com sede no Chile e companhias no Chile e no Brasil a propósito do início das vendas da nova rota São Paulo – Roma, no qual já caracteriza a sua rede a contar com as rotas de Lisboa e Boston.
“Quando iniciar as operações para os três novos destinos (Roma, Lisboa e Boston), o Grupo LATAM Airlines terá voos próprios para 143 destinos em 26 países”, diz o comunicado em jeito de balanço, acrescentando que “desde o início de 2016, a companhia já anunciou 25 novas rotas internacionais, incluindo São Paulo – Joanesburgo, Lima – Barcelona, Santiago – Melbourne e Lima – San José (Costa Rica)”.
Na Europa, o grupo tem apostado principalmente em Espanha quanto a ligações de/para a Europa, contando actualmente com voos da LATAM Brasil diários entre São Paulo e os dois maiores aeroportos espanhóis, Madrid e Barcelona.
Dados da AENA, gestora dos aeroportos espanhóis, recolhidos pelo PressTUR mostram que nos primeiros nove meses deste ano teve um aumento de passageiros nas suas ligações com Espanha em 13,2%, somando 279 mil, com 170,5 na rota de Madrid, onde tem concorrência da Iberia e da Air Europa, e 108,5 mil em Barcelona, onde está sozinha no mercado.
Aqui a LATAM Brasil (antiga TAM) tem um aumento de passageiros nos seus voos de/para São Paulo em 44,7%, mas em Madrid tem um decréscimo em 0,6%.
A LATAM Brasil já foi parceira da TAP na Star Alliance, mas com a sua integração na LAN Chile, dando origem ao grupo LATAM, a companhia acabou por mudar de aliança para a oneworld e actualmente inclusivamente o grupo tem participação da Qatar, tal como o IAG que integra a British Airways e a Iberia.
O início da rota São Paulo – Roma e a promessa de voar em 2018 também para Lisboa e para Boston é a resposta do grupo à tendência de crescimento da procura de voos internacionais no mercado brasileiro, enquanto o doméstico está em estagnação.
Isso mesmo transparece da declaração do novo presidente da LATAM Airlines Brasil, Jerome Cadier, citado no comunicado na qual diz que a expansão internacional da companhia “é também um claro indicador de que a reacção da demanda no Brasil tem se concentrado no mercado de viagens internacionais”.
“Esta expansão estratégica é possível porque seguimos atentos a todas as oportunidades de rotas sustentáveis, principalmente no nosso hub de Guarulhos, que conecta um continente ao restante do mundo”, diz ainda Jerome Cadier.
A rota São Paulo – Roma começa a 16 de Março de 2018 com três voos por semana, enquanto para as rotas de Lisboa e Boston a companhia diz que “essas novas operações ainda estão sujeitas às aprovações das autoridades e o seu lançamento comercial será comunicado oportunamente pela companhia”.
Os voos de São Paulo para Roma será às quartas, sextas e Domingos, e de Roma são às segundas, quintas e Sábados.
A LATAM anunciou que a sua programação já tem previsto que “a partir de Julho de 2018, a rota [de Roma] passará a ser operada cinco vezes por semana”.
A companhia indica também que fará essas ligações em Boeing B767 de 191 lugares em economia e 30 em Premium Business e que estima que o São Paulo – Roma leve 12 horas e no sentido Roma – São Paulo leve 12 horas e 35 minutos. Fonte: Presstur