A revisão das regras de transporte aéreo de passageiros deve beneficiar o consumidor, baixando o preço das passagens no Brasil. É o que espera a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que aprovou a mudança nesta terça-feira (13). As novas regras valem para passagens compradas a partir do dia 14 de março do ano que vem.
O superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da Anac, Ricardo Catanant, esclarece a estimativa: “esperamos que isso venha trazer crescimento para o setor, na medida em que essas regras tragam uma maior diversificação dos serviços e uma maior concorrência com ganho de eficiência por parte das empresas e eles venham a ser repassados para os consumidores com menores preços para os passageiros”.
Segundo Catanant, a Anac ainda não tem uma estimativa do percentual do impacto das mudanças na redução das tarifas, mas uma empresa aérea já informou que vai oferecer bilhetes 20% mais baratos com as novas regras em vigor.
As mudanças resultaram de uma redução de 180 artigos na regulamentação do setor, que devem diminuir a burocracia e os conflitos entre consumidores e empresas. O superintendente garante que será feito o monitoramento da aplicação das regras.
Tânia Rêgo/Agência Brasil