Um ambiente voltado exclusivamente aos youtubers (geradores de conteúdo para o YouTube) que atuam com foco em música, entretenimento, humor e estilo de vida (lifestyle). Essa é a proposta da Casa Salvador YouTube, localizada na Barra e que será inaugurada ainda este mês de março. Idealizada e administrada pela California Media House, a estrutura contará com patrocínio inicial da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).
O objetivo da parceria é fomentar a indústria criativa e despertar o interesse dos influenciadores digitais e youtubers na produção de conteúdos que aumentem o interesse no consumo da cidade do Salvador enquanto destino turístico e cultural. O patrocínio prevê a geração de um pacote de conteúdos especiais em parceria com os produtores de conteúdo específico para a plataforma digital e o lançamento de um novo canal: o YouTube.com/Salvador.
A casa vai abrigar uma estrutura composta por estúdios de produção de conteúdos, edição de imagens e gravação de videoclipes. Além disso, haverá um palco na praça interna para a realização de apresentações, programas de debates, palestras de profissionais especializados em produção de conteúdo para internet, entre outras atividades. A ideia é que estes eventos também possam ser transmitidos ao vivo pelo YouTube. Já estão programadas para serem desenvolvidas no espaço produções audiovisuais com youtubers de relevância nacional, gravação de clipes e aulões de dança.
Outro parceiro do projeto é a empresa FitDance, que investirá em um centro de criação de coreografias, aulas especiais de dança e estúdios de gravação. A casa ainda contará com serviço de alimentação, assinada pela Red Burguer, e eventos de entretenimento que visam estimular o network (conexões de contatos profissionais) e colaboração entre os criadores. Marcas a exemplo da NET e Sennheiser estão em negociação para compor projetos em parceria com a Casa Salvador YouTube.
De acordo com o diretor de Turismo da Secult, Antônio Barretto Júnior, já está sendo articulada a produção audiovisual de conteúdos para tratar de iniciativas como o Salvador Gourmet, projeto vinculado ao eixo Cidade Criativa do programa Salvador 360.