Por Flavia Mota
Promover o turismo de forma integrada é o grande desafio para a região do Vale das Águas, no Oeste Catarinense. A região turística é composta por 26 municípios. Destes, 11 já foram incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro, organizado pelo Ministério do Turismo. São eles: Águas de Chapecó, Caibi, Formosa do Sul, Maravilha, Mondaí, Palmitos, Planalto Alegre, Quilombo, Santiago do Sul, São Carlos, Itá e União do Oeste.
A presença de águas termais, rios, lagos formados por barragens, balneários e cachoeiras no território desses municípios tornam a região um equipamento importante no setor, que busca agora infraestrutura para oferecer mais atrativos aos hóspedes e consolidar a região do Alto Uruguai Catarinense como destino turístico.
Em toda a região são encontrados diversos empreendimentos que oferecem como atrativo principal, as águas termais. Os mais de 15 resorts e hotéis recebem por ano mais de 1 milhão de visitantes vindos de todas as partes do mundo. Para integrar o turismo regional e criar um circuito de águas, fazendo com que o visitante permaneça mais tempo na região, foi criado o Comitê Gestor dos Balneários do Oeste de Santa Catarina, a associação é composta por membros do setor público e privado.
A prioridade do grupo é buscar infraestrutura e trabalhar em conjunto com o poder público, no aperfeiçoamento dos atrativos culturais, gastronômicos e de atividades turísticas em geral, promovendo a qualidade na estadia do visitante. “O nosso grande desafio hoje é manter o hóspede por mais de três dias no nosso empreendimento, pois não temos na cidade uma infraestrutura que ofereça um cardápio bacana de atrativos turísticos para que o visitante circule e conheça a nossa cultura”, explica a gerente do Pratas Thermas Resort de São Carlos, Rosi Schlosser.
Promover oficinas técnicas para qualificar os profissionais que atuam no setor e participar de feiras e eventos nacionais ligadas ao turismo, fazem parte do planejamento do grupo para a promoção do setor. “Para integrar o turismo é preciso que todos os municípios estejam preparados para receber a demanda. Atrair os turistas com atrativos e atividades diferenciadas é o que o grupo busca”, disse o diretor executivo do comitê, Agenor Frigo.