O Aeroporto Internacional de BH foi um dos vencedores do Prêmio Airport Service Quality (ASQ) 2017, concedido pelo Airports Council International (ACI) World, e o único da América Latina e Caribe a ser reconhecido pelo melhor desempenho na evolução da qualidade da prestação de serviços no ano passado. O anúncio foi feito nesta terça-feira (6/3) pela ACI World, organização representativa dos aeroportos em todo o mundo,
O ASQ é um programa que avalia a percepção e a experiência de viagem dos passageiros, por meio de 34 indicadores de desempenho. Fazem parte do programa 74% dos 100 aeroportos mais movimentados do mundo. Em 2017 o programa envolveu 343 aeroportos com 600 mil questionários aplicados, em 42 idiomas e 84 países. No Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, 1.400 passageiros participaram da pesquisa durante todo o ano passado.
O ACI World está sediado no Canadá e foi criado para estimular a cooperação entre os membros e outros parceiros da aviação mundial, como a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), a International Air Transport Association (IATA) e a Civil Air Navigation Services Organisation (CANSO). Atualmente a organização é composta por 641 membros, responsáveis pela operação de 1.953 aeroportos em 176 países.
“Este é mais um reconhecimento importante de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela BH Airport para tornar o Aeroporto Internacional de BH um dos melhores do País. Esta premiação só aumenta o nosso compromisso com a melhoria contínua dos nossos serviços”, afirma Adriano Pinho, diretor-presidente da BH Airport.
Indicadores
A exemplo da Pesquisa de Satisfação do Passageiro realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, as notas da pesquisa da ACI World são atribuídas em uma escala de 0 a 5 e avaliam basicamente os mesmos indicadores de qualidade . Em 2017, a nota geral do Aeroporto Internacional de BH subiu 9% em relação ao ano anterior e passou de 3,72 para 4,06.
Entre os indicadores que registraram melhor desempenho estão os Restaurantes com crescimento de 12%, agilidade na restituição de bagagens (12%), conforto das salas de embarque (10%), acesso à internet/Wi-Fi (10%), custo-benefício de restaurantes (10%), limpeza geral do Aeroporto (9%).
De acordo com a ACI World, 16 aeroportos estão sendo premiados pela primeira vez em 2017. O resultado, de acordo com a organização, reflete o aumento da competição no setor e demonstra como a melhoria contínua dos serviços é um fator decisivo para o desempenho do negócio e, por isso, aeroportos de todo mundo tem priorizado a experiência do passageiro.
Além do Aeroporto Internacional de BH serão premiados pela primeira vez os Aeroportos de Roma (Fiumicino, na Itália); Newcastle (Inglaterra), Atenas (Grécia); Zagreb (Croácia), Bandung (Indonésia); Indore (Índia); Tóquio Narita (Japão), Ahmedabad (Índia); Casablanca (Marrrocos), George (África do Sul); Toronto Pearson (Canadá), San Jose (Costa Rica); Cleveland (Estados Unidos), Los Cabos (México), e Medina (Arábia Saudita).
A cerimônia de entrega do Prêmio ASQ vai ocorrer durante a Conferência da ACI, que será realizada em Halifax, Canadá, entre 10 e 13 de setembro deste ano. Fonte: Brasilturis.