Salvador já passa a contar oficialmente com um dos mais modernos espaços do mundo para produção de conteúdo audiovisual voltado para a plataforma digital YouTube. É a Casa Salvador, inaugurada pelo prefeito ACM Neto e pelo vice, Bruno Reis, na noite desta quinta-feira (15), na Rua Almirante Marques de Leão, 317, na Barra.
A proposta é ter um ambiente voltado exclusivamente para os youtubers (geradores de conteúdo para o site) que atuam com foco em música, entretenimento, humor e estilo de vida. “Esta é uma das esperas mais aguardadas do programa Salvador 360, eixos Cidade Inteligente e Cidade Criativa: oferecer à cidade a Casa Salvador, grande espaço de produção de conteúdo como vídeos de dança, esporte, gastronomia e entretenimento. Com isso, serão associados dois elementos fundamentais: o que há de mais moderno em tecnologia com a capacidade de produção criativa do povo baiano. O que for produzido aqui será espalhado para o mundo inteiro”, salientou ACM Neto.
O prefeito completou também que a Prefeitura vai investir, ao longo de um ano, cerca de R$620 mil e a iniciativa privada, R$2 milhões. “Isso é fruto de um pensamento adotado desde 2013, de associar investimento do ente público junto com a iniciativa privada na busca de soluções tão impactantes quanto essa para Salvador”, completou. Estiveram presentes na cerimônia o secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco; o representante da Califórnia Filmes, Felipe Ratz; demais autoridades, convidados e imprensa.
Funcionamento – Idealizada e administrada pela California Media House, a estrutura contará com o patrocínio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). O objetivo da parceria é fomentar a indústria criativa e despertar o interesse dos influenciadores digitais e youtubers na produção de conteúdos que provoquem o interesse de consumo da capital baiana enquanto destino turístico e cultural. O patrocínio vai resultar na geração de um pacote de conteúdos especiais e o lançamento do novo canal YouTube.com/Salvador.
De acordo com Felipe Ratz, a casa é composta por estúdios de produção de conteúdos, edição de imagens e gravação de videoclipes. Também haverá camarim com serviço de maquiagem e figurino. Um palco na praça interna será destinado à realização de apresentações, programas de debates, palestras de profissionais especializados em produção de conteúdo para internet, entre outras atividades. A ideia é que estes eventos também possam ser transmitidos ao vivo pelo YouTube. Já estão programadas para o local produções audiovisuais com youtubers de relevância nacional, gravação de clipes e aulões de dança.
Outro parceiro do projeto é a empresa FitDance, que investirá em um centro de criação de coreografias, aulas especiais de dança e estúdios de gravação. A casa ainda contará com serviço de alimentação, assinada pela Red Burguer, e com eventos de entretenimento que visam estimular o network (rede de contatos profissionais) e colaboração entre os criadores. Outras grandes marcas como NET e Sennheiser também são investidores da iniciativa. Serão promovidas, ainda, palestras, workshops e cursos de capacitação com profissionais especializados e reconhecidos no país por trabalhados de sucesso realizados no YouTube.
Como participar – Novos projetos que tenham patrocínio e potencial de grande audiência serão avaliados pela curadoria da empresa. As propostas poderão ser enviadas para o e-mail projetos@casasalvador.com.br. A California Media House vai convidar, todo mês, youtubers locais e nacionais para a geração de conteúdos próprios, utilizando a estrutura da Casa Salvador.