Por David Rocha
Fundada em 1536 com o nome ‘Vila de São Jorge de Ilhéus’ e elevada a cidade em 1881, Ilhéus é o município com a maior faixa de litoral do estado da Bahia. Durante breve passagem pela ‘Princesinha do Sul’ – como é carinhosamente chamada pelos nativos – o Portal Turismo Total observou o grande potencial turístico local, que ainda mantém o charme e a atmosfera descrita por Jorge Amado.
Caminhar nas ruas do centro histórico da cidade, pelas belíssimas praias de areais brancas e águas frescas, ou até aguçar sentidos na Feira do Malhado, é como viver uma das experiências do escritor baiano, que nasceu na vizinha Itabuna, mas adotou Ilhéus, que por sua vez batizou o aeroporto com o seu nome.
“Culturalmente a cidade tem coisas muito ricas, muito interessantes e as praias são muito bonitas. Está sendo muito bom visitá-la”, comentou Marina Barroco, turista carioca que visitou Ilhéus pela primeira vez na década de 80 e notou que, hoje, o centro local poderia estar sendo ” bem tratado “.
Situada numa posição geográfica privilegiada, próxima de cidades como Itacaré e Porto Seguro, a terra da Gabriela, – apelido que faz referência à bela morena personagem central do clássico romance Gabriela, Cravo e Canela de Jorge Amado – é porta de entrada para os melhores destinos de sol e mar no litoral austral do estado.
O cacau, ‘fruto dos deuses’ que da origem ao chocolate é o destaque da gastronomia local. A produção cacaueira faz parte da história e do presente de Ilhéus que sedia no mês de julho deste ano a décima edição do Festival Internacional de Chocolate e Cacau, maior evento de chocolate natural do Brasil.
Os turistas que visitam o destino se encantam com a maneira de acolher dos ilheenses: “Gostei de Ilhéus, achei interessante, é uma cidade historicamente preciosa e as pessoas são bem agradáveis e educadas”, afirmou Lúcia Cordeiro, turista paulista.
Como dizia Jorge Amado “a vida é um romance” e ele certamente se passa em Ilhéus, nas suas ruas, praças e praias, sendo a sua gente espirituosamente “personagens” de muitos enredos descritos nos livros do autor.