Tour pelo Aeroporto de Vitória: conheça o novo terminal de passageiros da capital

Após 15 longos anos de espera, o novo Aeroporto de Vitória foi inaugurado nesta quinta-feira (29), em Goiabeiras. O início das atividades no terminal aconteceram a partir da 0h desta sexta-feira (29). Contudo, a reportagem do Folha Vitória se adiantou e realizou um tour pelo campo aéreo e você pode matar a curiosidade.

Segundo a Infraero, foram 33 meses de obras, com um fluxo de trabalho que alcançou 1,8 mil operários e R$ 559,4 milhões investidos. Com um terminal quase cinco vezes maior e capacidade para 8,4 milhões de passageiros por ano, os viajantes e companhias aéreas terão suas atividades atendidas pelos próximos 15 anos.

“É um momento de celebrar essa conquista. Temos ainda pontos a ajustar na avenida que chegou ao bairro, que traz todo um movimento, uma possibilidade de desenvolvimento econômico para a região, porque a cidade toda ganha. Localmente teremos um crescimento muito valoroso para toda a região de Goiabeiras e Jardim Camburi. Então, economicamente, a cidade e o Estado do Espírito Santo têm condições de desenvolvimento econômico”, fala a secretária de Desenvolvimento de Vitória, Lenise Loureiro.

Fachada do novo Aeroporto de Vitória | Foto: Breno Ribeiro

O terminal conta com 29,5 mil m², 71 pontos comerciais, 12 banheiros públicos, oito elevadores, sendo dois panorâmicos, três escadas rolantes, 31 balcões de check-in e cinco esteiras de restituição de bagagem. De acordo com a Infraero, todas as instalações seguem as normas de acessibilidade, para garantir o melhor atendimento aos passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida.

Veja abaixo o que muda do antigo para o novo Aeroporto da Capital

Na área de operações de aeronaves, a Infraero passa a oferecer agora um novo sistema de pistas e pátios, com uma nova pista de pouso e decolagem 2.058m x 45m, ligada ao novo pátio de aeronaves de 67,1 mil m² por dez pistas de taxiamento, capazes de atender aeronaves de código 4D, como o Boeing 767-200. Esse sistema contará com um balizamento noturno com lâmpadas de LED, que são mais duráveis e exigem menos gastos com manutenção.

Os ruídos nas operações pela nova pista de pouso e decolagem deverão ser reduzidos por causa da orientação da estrutura, que de acordo com o vento predominante (NNE) permitirá que as aproximações para pouso ocorram sobre a Baía de Camburi, que também não conta com obstáculos na rota.

A nova pista tem 300 metros de comprimento a mais do que a atual, com apenas 40º de diferença em seu rumo magnético, o que permitirá operações intercaladas, aumentando a fluidez e das operações aéreas, conforme previsto no Plano Diretor Aeroportuário aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Comando da Aeronáutica.

Acesso

Desde a zero hora do dia 30/3, a chegada de veículos ao novo Aeroporto de Vitória é apenas pela Avenida Adalberto Simão Nader, que passou por diversos ajustes para atender à demanda da capital capixaba.

Quem chegar pelo novo acesso de carro ou táxi encontrará um acesso viário com quatro faixas, além de uma ciclovia própria. No aeroporto, os usuários de veículos terão um estacionamento com 1,7 mil vagas para carros, além de 10 vagas para ônibus de turismo e um bicicletário.

No transporte público, a prefeitura de Vitória está em fase de conclusão de estudos para alterações das rotas das linhas de ônibus municipais que atenderão ao aeroporto, que por sua vez oferecerá ponto no meio fio de embarque e desembarque.

Atendimento e lojas

Para garantir uma boa experiência aos passageiros que vão chegar e partir do novo Aeroporto de Vitória, a Infraero abri o novo terminal com 33 lojas em funcionamento, sendo 14 do segmento de alimentação, dez de varejo e nove de serviços, como locadoras de veículos.

As demais lojas estão com processos de licitação em fase final e em até 60 dias elas deverão estar em funcionamento, oferecendo o máximo de opções no novo mix comercial aos viajantes que embarcam ou desembarcam no novo aeroporto.

A estimativa da Infraero é que o novo Aeroporto de Vitória gere em torno de 300 empregos apenas nos estabelecimentos comerciais. O antigo terminal, por sua vez, empregava cem pessoas em seu mix comercial.

Em outra linha de atendimento, a Infraero está reforçando seu efetivo orgânico e terceirizado para garantir o perfeito funcionamento das novas instalações e a melhor orientação aos usuários.

Operações internacionais

O novo Aeroporto de Vitória tem condições de receber de voos internacionais. O projeto entregue pela Infraero conta com áreas para a instalação de escritórios e equipamento para as atividades da Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Vigilância Agropecuária (Vigiagro).

Terminal antigo

O antigo terminal de passageiros seguirá em funcionamento, mas apenas para atender as aviações geral (off-shore, aviação executiva e taxi aéreo), militar e operações de carga aérea. As áreas passarão por adequações de layout para o novo perfil operacional. “Esses ajustes não causarão qualquer interferência nas operações que envolvem helicópteros, jatos executivos e atividades de logística de carga”, afirma o superintendente do aeroporto, Afrânio Mar.

 

Torre de controle

Outras duas obras da Infraero para atender ao novo terminal de passageiros do Aeroporto de Vitória já foram concluídas. Uma delas é a nova torre de controle, onde R$ 16 milhões foram investidos no projeto, que tem 34 metros de altura e 1,4 mil m² de área total de trabalho, e abriga todos os serviços de navegação aérea (controle de tráfego, meteorologia, informações e telecomunicações aeronáuticas). A torre antiga tinha 17 metros e 388,2 m² de área total de trabalho.

O outro investimento, de R$ 9,9 milhões, é a nova Seção de Combate a Incêndio (SCI), agora com 2,6 mil m², quase quatro vezes a anterior, que contava com 691,7 m². Com essa nova estrutura, a Infraero aprimorou a segurança das operações, com espaço para oito caminhões de combate a incêndio, além da nova localização, permitindo um deslocamento mais ágil em caso de emergência aeronáutica.

Histórico da obra

As obras do novo terminal de passageiros, pista de pouso e pátio de aeronaves do Aeroporto de Vitória foram iniciadas em 2005 e o contrato foi rescindido amigavelmente em maio de 2009, após a Infraero acatar o acórdão do Tribunal Contas da União (TCU), que apontava indícios de sobrepreço, e passou a reter parte dos valores contratuais.

Em 2012, a Infraero e o consórcio responsável pelo primeiro contrato firmaram um termo de acordo com o objetivo de definir parâmetros e condições para a retomada das obras. O material foi enviado ao TCU, que não aprovou a proposta de retomada do empreendimento com o primeiro consórcio construtor e determinou a realização de novo processo licitatório.

O novo processo licitatório, realizado nos termos do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), se encerrou no final de 2014 e o consequente contrato foi assinado em fevereiro de 2015, com os trabalhos iniciados em junho daquele mesmo ano.

Curiosidades

Abaixo seguem alguns números sobre a obra do novo Aeroporto de Vitória:

Aço = 4,5 mil Toneladas

Cimento = 600 mil sacos de cimento

Granito/mármore = 20.000 m²

Vidros = 4.000 m²

Tijolos = 400.000 blocos de alvenaria

Mão de obra = até 1,8 mil profissionais

Caminhões = 500.000 viagens de caminhões durante o período da obra

Água = 240 milhões de litros de água destinados a umectação

Fiação = 800 Km de cabos (elétrica / eletrônica)

Tubulações = 25 km de dutos para instalações hidrossanitárias

*Fonte: Folha Vitória

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