Por Eduardo Bastos
Promover a integração entre turistas e a população nativa é um dos objetivos do ‘Festival do Descobrimento – Semana do Brasil’, que acontece de 18 a 22 de abril, em Porto Seguro, para celebrar a história e a cultura brasileiras. Realizado pela Prefeitura local, com apoio, dentre outros, da Secretaria do Turismo da Bahia e Bahiatursa, o evento comemora os 518 anos do Descobrimento do Brasil, com ampla programação cultural.
“A programação, alusiva ao Descobrimento, é voltada para o público local e também turistas, com perspectiva de atrair 5 mil pessoas por dia”, afirma o secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro, Richard Alves. Segundo ele, a cidade costuma receber, nesse período, entre 30 mil a 40 mil visitantes, com ocupação hoteleira acima de 70%.
A Cidade Histórica, em Porto Seguro, será palco da maior parte da programação da Semana do Brasil. O local, situado no alto de uma colina com vista para o mar, reúne atrativos turísticos como casario colonial, igrejas, museus e o monumento do Marco do Descobrimento, trazido de Portugal como atestado da chegada ao país da esquadra de Pedro Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500.
Apresentações musicais, atividades esportivas, espetáculos de som e luz, exposições fotográficas, celebrações indígenas, festival de aves, oficinas de pipa, de circo, de bonecas africanas e de pintura indígena, além da comemoração do Dia do Índio e da tradicional Missa do Descobrimento, compõem a programação. Também se integra ao evento o IV Colóquio Regional de História Colonial, a ser realizado entre os dias 18 e 20.