Por Camila Lucchesi
O mercado carece de produtos específicos para a terceira idade. O argumento foi o tom das três palestras focadas nesse nicho, realizadas na Arena Brasilturis durante a Expo Aviesp, em Campinas (SP). Os números do segmento reforçam a mensagem de que existem muitas oportunidades para expandir os negócios por meio da atuação voltada aos clientes com mais de 60 anos.
O primeiro passo é entender a dimensão do segmento. Velma Gregório, diretora de relações institucionais da Editora Via, ressalta que um terço dos consumidores ativos tem hoje mais de 50 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. “Não existem produtos específicos para a terceira idade e quem diz isso não sou eu, mas os quatro maiores institutos de pesquisas do mundo, no estudo intitulado ‘A terceira idade será a bola da vez’. Existem excelentes oportunidades de ganhar dinheiro se soubermos nos comunicar bem com esse público”, enfatizou Velma.
Os dados são reforçados por estudos do Ministério do Turismo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Locomotiva, apresentados por Ana Paula Garrido, jornalista e editora da revista Melhor Viagem, publicação especializada nesse público. O mais alarmante é que 45% dos consumidores ativos revelaram que enfrentam dificuldades para encontrar produtos adequados à faixa etária, inclusive no quesito turismo. Fonte: Brasilturis.