Congresso histórico da Abrajet no Uruguai

 

Da Redação com o CIPETUR

 

Ainda repercute o êxito da realização do Primeiro Congresso Internacional de ABRAJET (Associação Brasileira de Jornalistas Especializados em Turismo), ocorrido em Punta del Este (Uruguai), entre 10 e 15 de abril,  com a participação de uma centena de profissionais de comunicação.

Na oportunidade, os jornalistas de turismo do Brasil visitaram três departamentos (estados), foram recebidos por três Intendentes (governadores), três  “Directores” (Secretarios) de Turismo e dois Alcaldes (Prefeitos) do país vizinho. O evento foi considerado como “um encontro histórico”, tanto para a entidade brasileira como para o CIPETUR (Círculo de Periodistas de Turismo de Uruguay), que promoveu o maior “fam press” de todos os tempos.

A delegação foi encabeçada por Miriam Petrone, presidente de ABRAJET Nacional, e integrada por jornalistas de TV, imprensa escrita, digital e blogueiros de 12 estados de Brasil: Bahia, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além de oito presidentes de seccionais regionais da entidade.

O CIPETUR foi o anfitrião e organizador deste Congresso e, para que o grande encontro fosse realizado com sucesso, foi muito importante o trabalho de una comissão de “periodistas” uruguaios, liderada pelo presidente Roque Baudean.

O programa do evento foi aberto oficialmente na manhã do dia 10, no complexo Tío Tom, com a presencia de autoridades do Departamento de Maldonado, como o governador Jesús Bentancur, o Diretor Geral de Turismo Luís Borsari e o prefeito de Punta del Este, Javier Carballal.

O discurso de abertura do Congresso, de boas-vindas  e de agradecimento,  por parte da Presidente de ABRAJET Nacional, Miriam Petrone, e do  anfitrião, Roque Baudean, foi também de confraternização, seguida de coquetel. Na oportunidade, Baudean destacou a de autoridades civis e miliares   do estado de Maldonado e do município de Punta del Este. O jornalista uruguaio também destacou a importância do Fórum Iberoamericano de Periodistas de Turismo, atualmente presidido por  Miriam Petrone, com  o apoio da Secretaria Geral María Shaw.

No mesmo dia os visitantes realizaram  um tour por Piriápolis e os  principais pontos de Punta del Este, finalizado com pôr do sol  na porta da Casapueblo,  emblemática construção de artista Carlos Páez Vilaró.

Governador Carlos Moreira, do departamento de Colonia. Foto: CIPETUR

Na quinta-feira, 12, o  grupo visitou o Departamento de Colonia, com a primeira parada no  tradicional Hotel Nirvana de Nueva Helvecia, para o café da manhã. Depois todos seguiram para  Colonia del Sacramento – Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, onde o  Intendente del Departamento de Colonia, Dr. Carlos Moreira, e o Diretor de Turismo Andrés Sobrero brindaram a todos com um  cordial “bienvenidos”, que foi seguido do rufar dos tambores de um grupo musical local. A continuação do ato formal, celebrado no Centro Cultural AFE, se completou com um lanche preparado por alunos do Instituto de Hotelería y Gastronomía de la Intendencia.

Caminhada e homenagem

A delegação brasileira fez uma caminhada pela cidade, acompanhada por guias de turismo. A visita técnica foi motivo de   homenagem à Hipólito da Costa, nascido em Colonia del Sacramento e fundador da imprensa brasileira. Na praça onde está a casa em que morou o ilustre homenageado foi inaugurada uma placa comemorativa do dia em que os jornalistas do Brasil visitaram o Bairro Histórico.

 

Sob os olhares do presidente do CIPETUR, Roque Baudean, e autoridades de Colonia del Sacramento, a presidente nacional da Abrajet, Miriam Petrone, entregou placa ao ar livre em homenagem ao fundador da Imprensa no Brasil, Hipólito da Costa. Foto: Nelson Rocha/Portal Turismo Total.

A visita turística foi concluída na “rambla de Colonia”, para o registro de  uma foto do grupo diante das letras de Colonia, isto depois de se passar pelo Real de San Carlos para apreciar o monumento Plaza de Toros, que em breve será reconstruído.

Recepção oficial no Departamento de Colonia. Foto: CIPETUR

Rocha é outro destino turístico do Uruguai que também aguardava os jornalistas. Foram  visitados lugares como a Laguna de Rocha, o balneário La Pedrera, a Fortaleza de Santa Teresa e a fronteira Chuy-Chui. Neste dia o almoço foi na Casa Bahía, de La Paloma, oferecido por la Intendencia, com a presencia do Intendente Aníbal Pereyra, a Diretora de Turismo Ana Caram e o Alcalde de La Paloma, José Luís Olivera.

 

 

No sábado 14 de abril os “periodistas” desfrutaram de dia livre, que muitos aproveitaram para conhecer mais o famoso balneário de Punta del Este, passear por suas ruas e chegar até  o Puerto e outros lugares emblemáticos, assim como fazer compras. Ao cair da noite, todos foram recebidos por gerentes do Enjoy Punta del Este (ex Conrad), onde foi oferecido um coquetel, compartilhado com show de tango no lobby do resort. Depois, vários integrantes do grupo tentarem a sorte no cassino.

A sede do congresso foi o Arenas Tío Tom Resort, situado sobre a praia  Portezuelo, um charmoso complexo com confortáveis chalés e alta gastronomia. A Bahia, que sediará no mês de agosto o Congresso Nacional da Abrajet, foi representada por nove profissionais, liderados pelo jornalista Gorgônio Loureiro,  presidente da seccional regional.  Visite você também o Uruguai.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *