Turismo: congresso em Salvador discute formas de lucrar com religião

Resultado de imagem para turismo religioso bahia

A cidade que é conhecida internacionalmente pelo Carnaval, a comida ardente e a diversão nas praias agora também busca atrair cada vez mais turistas em busca de oração. Salvador recebe desde a última quarta-feira (9) o primeiro Congresso Brasileiro de Turismo Religioso, que reúne cerca de 200 participantes, dentre eles religiosos, gestores e outros profissionais que discutem o impacto, meios de aprimoramento e promoção do turismo religioso.

O evento continua nesta sexta (11) e termina nesse sábado com um passeio turístico religioso em pontos do Centro Histórico e da Cidade Baixa.

Um exemplo de turismo religioso bem sucedido na Bahia e abordado no congresso é o do município de Bom Jesus da Lapa, na região do Vale do São Francisco baiano, e conhecido como “Capital Baiana da Fé”.

O padre responsável pelo santuário da cidade, Rosivaldo Motta, destacou a divulgação da igreja através dos meios de comunicação como um dos fatores que levam Bom Jesus da Lapa a ser um dos destinos religiosos de maior destaque no país.

“Além das belas grutas e da mística do santuário, a igreja se expande com os meios de comunicação. Também temos redes sociais e mantemos diálogo com as agências de turismo. Por isso, o número de peregrinos tem aumentado todos os anos”, destaca. Cerca de 49% dos turistas da cidade advém de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

O padre, diz que a cidade de 80 mil habitantes recebe anualmente de 2,3 a 2,5 milhões de romeiros. “E olhe que ficamos distantes das metrópoles”, ressalta, citando Brasília, a 670 km da cidade, e Salvador, a 750 km.

Padre Manoel Filho, coordenador do congresso e da Pastoral do Turismo, diz que o congresso mostra todo o potencial da capital e do interior e os benefícios que podem ser colhidos a partir desse segmento.

“Salvador tem devoções belíssimas, patrimônio histórico e fé do nosso povo. Nós sabemos que isso é uma riqueza, mas queremos mostrar à sociedade, como um todo, que o turismo religioso também pode trazer desenvolvimento socioeconômico”, comentou.

Potencial
Uma das promessas de turismo para um futuro próximo fica em Dias D’Ávila. A construção da Cidade Santa no município da Região Metropolitana de Salvador está em fase de estudo de campo e já movimenta os sonhos dos moradores. “Meu trabalho vai bombar no Brasil e no mundo!”, diz empolgada a artesã Valdirene Bispo, 40, que trabalha há 21 anos na Associação Ceramista de Artesanato (Acarte), criando e decorando vasos e outras peças.

“A Cidade Santa vai fornecer a marca para fazermos peças religiosas para eles venderem. O santuário vai levar turismo do mundo todo para Dias D’ávila”, diz a coordenadora da Acarte, Fernanda Carvalho. Ela acrescenta que o trabalho das rendeiras e crocheteiras da região também será impulsionado com a construção. Fonte: Correio da Bahia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *