Imagine poder monitorar, em tempo real, o que os visitantes de Salvador pensam sobre os espaços turísticos e hotéis que acabaram de conhecer, os pontos positivos e negativos, as experiências e impressões que tiveram da cidade? Tudo isso já é possível. Salvador é o primeiro destino turístico brasileiro a classificar a qualidade dos equipamentos e atrativos da cidade a partir da utilização de um sistema de monitoramento online da reputação.
Lançado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), em dezembro de 2017, o Programa de Otimização de Performance (POP) é um sistema online disponibilizado pela empresa espanhola ReviewPro, que atua na captura, processamento e monitoramento de opiniões públicas, em tempo real, disponibilizadas através de resenhas sobre equipamentos e atrativos turísticos, hospedadas em sites de avaliações e agências de turismo online.
A análise semântica e tratamento das informações fornecidas nas resenhas é realizada por um algorítimo exclusivo que gera o índice Global Review Index (GRI), que mede e classifica a reputação dos equipamentos e atrativos turísticos no destino Salvador, fornecendo uma visão detalhada do sentimento do visitante durante a experiência turística. Com isso, a Secult obtém resultados mensuráveis e efetivos, que podem ser utilizados para promover a melhoria dos serviços e aumentar a competitividade do destino.
O trade turístico de Salvador também poderá explorar detalhadamente a riqueza dessas informações para entender o sentimento dos visitantes, avaliar o seu desempenho em comparação com a concorrência e identificar os pontos fortes e fracos nos atrativos turísticos da cidade. “O grande desafio está sempre em reunir, organizar e dar sentido aos dados. A solução está em analisar as resenhas online e usá-las para tomar decisões mais inteligentes”, destaca o titular da Secult, Claudio Tinoco.
Em cinco meses de lançado, o POP já foi responsável pelo aumento do índice da reputação de alguns dos 37 espaços de visitação e dos 80 hotéis que são monitorados atualmente pela Secult. Além disso, a taxa de resposta da gerência de estabelecimentos e hotéis em tempo hábil aumentou. Ao final de 2018, a Secult premiará com o Selo de Excelência POP os hotéis que mais se destacarem segundo os aspectos: índice de reputação GRI, percentual de resenhas respondidas e tempo médio de resposta.
Equipamentos
Alguns dos 37 equipamentos que estão sendo monitorados na cidade são a Casa do Rio Vermelho, a Casa do Carnaval da Bahia, a Casa do Benin, o Espaço Cultural da Barroquinha, o Teatro Gregório de Matos, o Elevador Lacerda, os Planos Inclinados Gonçalves e Pilar, o Mercado Modelo, os Fortes Monte Serrat, Santa Maria, São Diogo e São Marcelo e as praias do Flamengo, Stella Maris, do Rio Vermelho e de Itapuã.
Evento
Esses e outros resultados serão apresentados na próxima quinta-feira (24), por Tinoco, durante o evento “Café com Turismo – A Importância da Gestão da Reputação para Hotelaria”, que será realizado no Fiesta Convention Center, na Pituba, das 8h às 10h. O secretário apresentará o case de Salvador e Christiano Penna, consultor do Sebrae-Ba, apresentará a palestra Gestão da Reputação e sua importância para as empresas.