Aviação internacional tem melhor abril dos últimos 18 anos no Brasil

Por Raphael Silva
Antes uma expectativa do mercado, a recuperação do Turismo no Brasil se comprova pelos números do Relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo da Anac. Demanda de voos, oferta de assentos, quantidade de passageiros transportados, tanto no doméstico quanto no internacional, se mantiveram em alta em abril.
Reprodução/Anac

No ambiente doméstico, foram cerca de 7,3 milhões de passageiros transportados, o que representa um aumento de 5,7% em relação a abril de 2017. A demanda por voos, em passageiros-quilômetros (RPK), cresceu 6,3% e a oferta de assentos (ASK), 5,8%. O índice de ocupação, por sua vez, subiu 0,5%, para 80,5%.

Na participação de mercado do País, Gol e Latam tiveram variações negativas de 3% e 1,9%, respectivamente, em comparação com abril de 2017. A Avianca Brasil se destacou após crescer 13,5%, enquanto a Azul aumentou seu share em 0,3%. Ao fim do mês, todas as quatro aéreas apresentaram crescimento em suas demandas (RPK).

Recorde internacional

O mercado de voos internacionais obteve uma crescente ainda mais acentuada. A demanda por voos (RPK) inter teve alta anual de 16,4% e a oferta de assentos (ASK) de 19%. Durante o mês, foram transportados 718 mil passageiros, o maior número alcançado para abril desde 2000. No quesito aproveitamento dos assentos, abril de 2018 teve média de 83,1%, uma queda de 2,2% no período comparativo.

A liderança da Latam na participação de mercado segue firme, com 69,2% do shareentre as empresas. Em seguida, vêm Azul (15,4%), Gol (9%) e Avianca (6,4%).

A vice-líder, Azul, foi a única a registrar crescimento em sua fatia de mercado em comparação com o mesmo mês de 2017. Gol e Latam tiveram sua representatividade reduzida em 20% e 10,7%, respectivamente, no internacional.

*Fonte: Panrotas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *