Com a falta de combustíveis nos aeroportos por conta da greve dos caminhoneiros, as companhias aéreas tiveram de cancelar voos e estão remarcando passagens sem custo para o cliente.
Até as 10h40 desta sexta-feira (25) apenas a Azul tinha cancelado 21 voos. A empresa também suspendeu o serviço de ônibus gratuito de ida e volta para o aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo. Também há registros de voos cancelados pela Gol e pela Latam.
Segundo a Infraero, nos 59 aeroportos com voos regulares administrados pela estatal, 2,5% dos 592 voos programados foram cancelados e 7,1% estão atrasados às 12h. A situação desses voos pode ser consultada no site da Infraero. O levantamento não engloba os aeroportos concedidos à iniciativa privada.
No aeroporto de Brasília, o estoque de combustível já se esgotou e todos os voos que pousarem no local e precisarem abastecer ficarão em solo, por ora. O Aeroporto de Recife também está sem combustível.
A recomendação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é que de os passageiros com voos marcados para os próximos dias consultem as empresas aéreas antes de se deslocarem para os aeroportos.
Veja a situação em cada uma das companhias:
Azul
A Azul está comunicando os voos com problema em uma página de seu site oficial e vai remarcar ou cancelar gratuitamente passagens para voar até 31 de maio para os clientes afetados pela greve.
“Informamos que estamos acompanhando e já estamos sabendo as últimas notícias sobre a greve dos caminhoneiros, Ainda assim, tivemos que realizar alguns cancelamentos em nossas operações”, diz nota da companhia.
Gol
Já a Gol teve de cancelar dois voos até agora (G3 1718 de Brasília a Teresina, e G3 1723, de Teresina a Brasília) “em razão da restrição no abastecimento de combustível em alguns aeroportos do país”.
Os passageiros que tiverem voos cancelados poderão remarcar suas viagens gratuitamente ou pedir o reembolso das passagens.
Latam
Em comunicado, a Latam informou que cancelou 10 voos e que, “devido às restrições de abastecimento de combustível provocadas pela greve dos caminhoneiros, avalia com atenção os possíveis impactos desta contingência nos aeroportos e em sua operação aérea”.
A companhia está remarcando gratuitamente os voos que partem, chegam ou fazem conexão nos aeroportos de Brasília, Confins, Goiânia, Maceió e Uberlândia nesta sexta. Os clientes podem consultar o status de seu voo no site da empresa.
Avianca
A Avianca Brasil informou que “permanece avaliando de perto a situação relacionada ao abastecimento de combustível em cada um dos aeroportos em que atua e se mantém sem cancelamentos ou atrasos decorrentes deste cenário, até o momento”.
A empresa recomenda aos consumidores que acompanhem a situação dos voos em seu site e diz que, caso haja alterações nas viagens, as passagens serão remarcadas sem custo para novos voos até o dia 5 de junho. Fonte G1.