Por Raphael Silva
A possibilidade de atingir o cliente interessado com a proposta certa no momento ideal é o sonho de qualquer empresa, e no Turismo não é diferente. No entanto, a grande oferta de conteúdo disponível na internet para quem se prepara para comprar uma viagem faz com que, muitas vezes, alguns produtos ou marcas acabem escondidas nesse amontoado de ofertas.
É nesse cenário que se destaca a importância do conceito people-based marketing(marketing baseado em pessoas, em português).
O líder de estratégias globais do Facebook, Nikhilesh Ponde, durante participação no Phocuswright Europe, tratou de explicar esse tema. De acordo com o executivo, o PBM segue o comportamento dos usuários, como, por exemplo, definir uma estratégia pelo canal mais acessado por eles, de modo a proporcionar uma experiência de compra mais satisfatória e completa.
Na contramão dessa tendência, Ponde critica a falta de investimento das marcas relacionadas ao Turismo no mobile, que, segundo ele, é a grande vitrine da publicidade atual.”Todos nós sabemos que as pessoas passam cada vez mais tempo em dispositivos móveis. Porém, quando olhamos para os valores gastos com publicidade no setor de viagens, não temos a percepção”, alarmou.
Mesmo na Europa, uma estatística do IDC mostra que só 14% dos investimentos de empresas turísticas são voltados ao mobile, enquanto, em média, os clientes passam 25% do seu tempo utilizando esses dispositivos. “Isso abre uma lacuna enorme. Como profissionais de marketing, precisamos reequilibrar nossas prioridades”, afirmou Ponde.
COMO ATINGIR O PÚBLICO NO MOBILE?
Ao seguir os caminhos do PBM, entender o comportamento do cliente é o primeiro passo. Dado isso, Ponde coloca dados que mostram o público em geral engajado 78% do seu tempo com apenas três aplicativos. Normalmente, os três estão nas categorias Social, Vídeos e Mensagens.
“Isso é altamente relevante para a nossa indústria, que, no final das contas, é sobre hospitalidade e atendimento aos viajantes”, afirmou o líder do Facebook. “Plataformas como Messenger e Whatsapp permitem que as marcas de viagens tenham conversas autênticas, individuais e persistentes com os consumidores pelo canal preferido dele. Isso desde o processo de compra ao decorrer da viagem”, concluiu.
As marcas têm potencial de atingir clientes em grande escala utilizando essas plataformas. Além disso, Ponde destaca que o Facebook está criando ainda mais soluções, como anúncios dinâmicos específicos para viagens, para alcançar viajantes com alta intenção de compra.
*Fonte: Panrotas/Phocuswire
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