Turismo participa de encontro sobre proteção de menores

Por Nayara Oliveira

O Ministério do Turismo está entre os participantes da I Cúpula Internacional para a Proteção de Crianças e Adolescentes no contexto de Viagens e Turismo. O evento que termina nesta sexta-feira (07) tem como objetivo planejar uma agenda de ação entre diversos países para acabar com o abuso e exploração de crianças e adolescentes no setor turístico e é promovido pelo governo colombiano. Maurício Rasi, assessor especial do MTur, e o servidor do MTur Rodrigo Arevalos representam o órgão na discussão do tema.

08 06 18 TurismoResponsavel
Maurício Rasi dutante evento. Crédito: MTur

Durante o evento, Rasi apresentou aos presentes as estratégias implementadas pelo governo para o enfrentamento dos crimes como a divulgação de campanha audiovisual voltada para o uso do Disque 100, elaborada pelo MTur em fevereiro deste ano. “É preciso ter o entendimento que as ações preventivas devem ser feitas de forma conjunta entre os órgãos responsáveis para que tenhamos resultados eficazes no combate e erradicação desse crime”, explicou.

A campanha realizada durante o carnaval deste ano, conta com um vídeo gravado no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife (PE), onde crianças e adolescentes circulavam sentadas na esteira de bagagem, com placas que traziam reflexões sobre abusos sexuais, violação de direitos e situações de vulnerabilidade dos menores. A ideia da campanha é incentivar as denúncias por meio do canal telefônico do governo federal – Disque 100 – além de despertar na população a consciência de estar atenta ao problema e buscar soluções junto às autoridades de segurança.

Durante o encontro, Rasi também citou outras campanhas já realizadas pela Pasta e ressaltou a importância de ser criada uma rede intersetorial entre os ministérios do Turismo, Desenvolvimento Humano e Justiça.

ACORDO

O Ministério do Turismo se comprometeu, por meio de assinatura de uma declaração conjunta, a unir esforços com outros governos para criar políticas públicas preventivas; aumentar na população a conscientização sobre a exploração sexual de crianças; lidar com o tráfico de menores; regular turistas voluntários em instituições onde as crianças estão presentes; aumentar o treinamento da equipe para reconhecer quando as crianças correm o risco de serem traficadas ou exploradas sexualmente, dentre outras ações.

O pacto foi subscrito, ainda, por outras autoridades internacionais membros da Cúpula. Participaram do encontro representantes de mais de 25 países, dentre eles autoridades de governos, empresas de viagens, agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e organizações da sociedade civil.

SOBRE A CÚPULA

A Cúpula Internacional sobre a Proteção das Crianças em Viagens e Turismo é organizada pelo Governo da Colômbia em associação com a Equipe de Alto Nível para a Proteção das Crianças nas Viagens e Turismo; Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, em inglês); Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, em inglês); o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, em inglês) e o ECPAT International.

 

Fonte: Agência de Notícias do Turismo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *