O cônsul-geral de Portugal em Montreal, José Guedes de Sousa, disse à agência Lusa que está a verificar um “movimento muito grande” entre Portugal e Canadá, destacando o aumento das ligações aéreas entre os dois países.
José Guedes de Sousa disse que tem sido constantemente interpelado por pessoas que estiveram em Portugal recentemente ou vão fazer uma viagem a Portugal nos próximos meses.
O dinamismo verificado repercute-se em outras áreas de atividade, como o setor dos vinhos, considerou o cônsul-geral, que falava a bordo do navio-escola Sagres, que se encontra no porto de Halifax e onde decorreu uma ação de promoção no âmbito do projeto “Norte – com um pé dentro”, que está a ser implementado pela Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), com sede em Vila Real.
“O Canadá oferece muitas e variadíssimas oportunidades. Essas potencialidades são cada vez maiores com o novo acordo de comércio entre a União Europeia e o Canadá”, referiu.
José Guedes de Sousa sublinhou o aumento das ligações aéreas entre os dois países e deu como exemplo o regresso da TAP a Toronto, bem como a nova rota aberta pela Air Canada entre Lisboa e o principal aeroporto de Montreal.
O número de turistas do Canadá a visitar Portugal está a crescer, salientou o cônsul-geral, dizendo que em 2017 foram registados 230 mil hóspedes canadianos na hotelaria portuguesa, mais cerca de 30% que no ano anterior.
Dados provisórios do INE apresentados na plataforma travelBI, do Turismo de Portugal, mostram que o número de hóspedes canadianos na hotelaria portuguesa ascendeu a 235,1 mil em 2017, mais 25,7% ou mais 48,1 mil que em 2016.
As dormidas de canadianos na hotelaria portuguesa, por sua vez, subiram 1,5% ou 116 mil, para 628 mil pernoitas em 2017.
O encarregado de negócios da Embaixada Portuguesa no Canadá, João Paulo Costa, por sua vez, saudou a iniciativa da AETUR em Halifax, que teve como objetivo promover o turismo e os vinhos do Douro e de Trás-os-Montes.
“É uma oportunidade de estabelecer contatos, de dar informação e juntar um conjunto de entidades que promovam o turismo. Portugal é, neste momento, um destino de interesse, popular, e temos todas as razões para o rentabilizar”, afirmou.
A missão empresarial realizada no âmbito do “Norte – com um pé dentro” termina em Halifax, depois de ter passado por Toronto, também no Canadá, e ainda Boston e Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.
Fonte: PressTUR com Agência Lusa