Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Miami são os quatro aeroportos para onde a TAP opera que estão incluídos no périplo mundial que o primeiro Airbus A330neo vai realizar para cumprir as 150 horas de teste de voo.
O avião, que está em Lisboa, vindo de Toulouse, irá ainda a Kuala Lumpur, Manila, Jacarta, Banguecoque, Maurícias, Nova Deli, Reiquiavique, Chicago e Atlanta, terminando ‘a volta do mundo’ na fábrica da Airbus em Toulouse, segundo um comunicado da TAP.
A Airbus em comunicado informou porém que o processo actualmente em curso envolve dois aviões e de teste e o aparelho da TAP que irão realizar mil horas de voo pelas suas instalações fabris.
“Esta passagem por Lisboa do novo A330neo, que em breve se juntará à nossa frota, materializa mais um marco importante no plano de transformar a TAP na companhia com uma das frotas mais modernas do mundo. Permite-nos continuar a afirmar Portugal como hub Atlântico do transporte aéreo e a TAP como um player relevante entre a Europa, África e as Américas, contribuindo para o crescimento econômico e o desenvolvimento do Turismo no nosso País”, diz uma declaração de Antonoaldo Neves citada no comunicado da TAP.
O comunicado da Airbus, por sua vez, refere que os testes de rota são parte dos requisitos da designada Type Certification “programada para o Verão de 2018”.
O comunicado acrescenta que os testes incluem missões ETOPS, do inglês para Extended-range Twin-engine Operational Performance Standards, aterragens em aeroportos alternativos.
Fonte: Presstur