A companhia de aviação espanhola Iberia recebeu ontem, 26, o seu primeiro avião Airbus A350-900, uma aeronave sobre a qual destaca o consumo de combustível “quase 25%” inferior ao de outros aviões semelhantes.
O novo aparelho, que a Iberia diz ser “o avião mais eficiente do mercado”, tem 348 lugares, dos quais 31 em executiva, 24 em económica premium e 293 em económica.
Todos os lugares têm entretenimento individual, entradas para recarregar dispositivos móveis e serviço de internet wi-fi, sublinha a companhia aérea em comunicado.
O sistema de ventilação da aeronave renova o ar a cada dois ou três minutos e melhora o nível de humidade da cabine entre 11% e 16%.
Para melhorar “a experiência dos clientes”, este modelo também é apresentado como “o avião mais silêncioso do mercado”, acrescenta a Iberia.
O principal destaque do novo aparelho é a eficiência, obtida através de uma estrutura 70% construída com “materiais modernos como fibras de carbono e de vidro, titânio e uma liga de alumínio”, o que reduz o peso do avião.
A própria pintura da aeronave, aplicada com um sistema de pulverização electroestática, que melhora a distribuição e a quantidade da tinta necessária, reduz o peso do aparelho.
Assim, conclui a Iberia, “o consumo de combustível e a emissão de CO2 na atmosfera da nova aeronave é 25% menor que a de aeronaves similares”.
Acresce que a chegada do A350-900 assinala a utilização de um novo conceito de operação aérea para a companhia, que permite utilizar informações de voo digitais com suporte electrónico e integrar sistemas de bordo da aeronave com a sua estrutura de operações e as suas tecnologias de informação.
Os primeiros voos comerciais do novo avião terão como destino Londres e Paris a partir de 20 de Julho. Seguindo-se a rota Madrid – Nova Iorque a partir de 4 de Agosto.
Tratra-se do primeiro A350-900 que a transportadora espanhola recebeu, tendo previsto receber outros 15 aviões do mesmo modelo até 2021.
Para o voo de Toulouse, onde está situada a fábrica da Airbus, até Madrid, com a duração de uma hora e quinze minutos, vai ser utilizada uma mistura de biocombustível, acrescenta a Iberia.
O primeiro A350-900 da Iberia, com matrícula EC-MXV, foi baptizado com o nome de Plácido Domingo.
“Este avião é um símbolo de todas as mudanças que estamos a fazer na Iberia”, afirmou Luis Gallego, CEO da Iberia, citado em comunicado, para sublinhar que em anos anteriores a companhia aérea transformou-se para sobreviver e, agora, está a mudar para obter “excelência”.
Com o A350-900, a Iberia prossegue a sua renovação e expansão de frota iniciada em 2011. Ao todo, a companhia aérea que integra o IAG encomendou 56 aviões novos, incluindo oito A330-300 e 12 A330-200 já recebidos, 16 A350-900 e 20 A320neo. Além destas encomendas, a companhia aérea renovou 17 A340-600.
*Fonte: Presstur