Segundo o Homem do Tempo Ronaldo Coutinho (Clima Terra), segue-se mantendo a tendência de muito frio para Santa Catarina e há indicativo de neve entre os dias 20/21 de julho.
A cidade de São Joaquim, no alto da serra, registrou a temperatura mais baixa do ano durante o amanhecer desta última sexta-feira, 13, onde os termômetros da Rede de Estações Keiser assinalaram a marca de -7ºC no Vale do Pericó. A formação de geada foi intensa e recobriu campos e a praticamente toda a vegetação, principalmente de baixadas onde o gelo não deu trégua. No Vale do Caminhos da Neve houve, inclusive a formação de “Pipkrakes” um termo nórdico que significa (pipa (tubo) e krake (weak, fino) que foi um termo cunhado em 1907 pelo sueco Henrik Hesselman.
Pelo menos uma coisa é certa, com ou sem neve, o frio e culinária europeia movimentam o turismo da serra catarinense. A expectativa cresce e a ocupação hoteleira pode chegar a quase 100% nos municípios da região, segundo a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures). A rede hoteleira da região conta com 10 mil leitos, principalmente pequenas pousadas, distribuídos por 18 municípios. A rede hoteleira da região conta com 10 mil leitos, principalmente pequenas pousadas, distribuídos por 18 municípios. A maior concentração, não por acaso, se dá entre os municípios que têm a ocorrência de neve no histórico, como Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Lauro Müller e Lages.
*Fonte e foto: Turismo On-line