A Câmara de Guimarães quer que a cidade seja um “município turístico de referência internacional” e encomendou um estudo para “definir o posicionamento” da sua marca e desenvolver “uma ideia central, única e diferenciadora”.
Apresentada ontem em conferência de imprensa, a estratégia da autarquia passa por uma cooperação com a Bloom Consulting – consultora internacional especializada na análise e desenvolvimento de estratégias de ‘Country’, ‘Region’ e ‘City’ branding.
A autarquia diz que será elaborado um estudo para “definir o posicionamento da marca numa estratégia de captação de turismo”.
O projecto, que será desenvolvido em três fases (Análise, Estratégia e Gestão) deve estar pronto a implementar dentro de cinco meses e representa “uma mais-valia” para o território, segundo afirmou o presidente da autarquia, Domingos Bragança.
“Sabemos que um traço essencial é a presença de Guimarães no mundo digital. Nas plataformas, no telefone de cada um de nós, no seu computador pessoal, é que faz com que a escolha de cada cidadão no mundo seja visitar Guimarães”, afirmou o autarca.
Domingos Bragança referiu que a marca tem que ser “diferenciadora” para captar atenção: “Competimos com outras cidades para ser escolha no turismo mundial. Temos que fazer sempre mais para nos mostrarmos ao mundo como um território, seja a cidade, as Taipas, as termas, a Citânia de Briteiros, todo o nosso território”, salientou.
O estudo que vai ser feito, disse, “é um projecto muito especializado, um documento estratégico para a marca Guimarães, para desenvolver Guimarães no mundo e que terá proveitos excepcionais no futuro”.
Segundo a consultora, o objectivo do projecto assenta numa definição de estratégia de marca para Guimarães, “focado na dimensão do turismo”, tendo por objectivos “encontrar uma ideia central única e diferenciadora que posicionando permita posicionar Guimarães como um município turístico de referência internacional, ampliando a perceção global da sua marca e consequentemente impactando positivamente a economia local”.
Para o director-geral da Bloom Consulting, Filipe Roquete, o estudo passa por “uma definição de marca, de um conceito que represente Guimarães” e não “apenas um ícone, ou um slogan”.
“Vamos criar uma estratégia que ao ser comunicada vai ter elementos gráficos que ajudem a chegar a mais pessoas, criar uma ideia central, um conceito base que represente toda a gente”, disse o responsável.
“Place Branding” é, de acordo com a metodologia da Bloom Consulting, “um processo estratégico que visa colocar um destino no mapa (perceção geográfica/física e perceção emocional) dos públicos-alvo de qualquer país, região ou cidade”.
Fonte: PressTUR com Agência Lusa
*Foto: www.guimaraesturismo.com