O estudo “Tendências da Aviação”, encomendado pela Turkish Airlines, revelou que assentos confortáveis, assim como o acesso gratuito e rápido à internet, são as expectativas mais importantes dos passageiros aéreos em 2018. Compartimentos para dormir estão em terceiro lugar na lista de desejos.
A pesquisa é realizada anualmente pelo Instituto Nielsen. Nesta edição, contou com 8.150 participantes de 10 países: China, França, Alemanha, Índia, Japão, África do Sul, Suécia, Emirados Árabes, Reino Unido e EUA.
Entre os aspectos avaliados, está o uso de celulares durante voos. A maioria dos viajantes do Reino Unido, EUA, Japão, França, Suécia e Alemanha se opõem às empresas que permitem a prática.
A aprovação da utilização de celulares varia em 36% na Alemanha e em 48% no Reino Unido. O motivo: os passageiros se importam com o barulho e o incômodo (EUA: 89%, Japão: 93%), ou não acreditam que seja necessário estarem permanentemente disponíveis (Alemanha: 69%).
No entanto, a taxa de pessoas a favor da permissão do uso de celulares em voo é significativamente maior na Índia (73%), na China (70%) e nos Emirados Árabes (63%). Já a média global é de 51%.
Em relação a quem confiar nas recomendações sobre viagens, a pesquisa deixa claro que a própria experiência dos passageiros é o que mais conta para cerca de 70% dos respondentes. Amigos e conhecidos (57%), bem como portais de comparação de viagens (40%), aparecem em segundo e terceiro lugares, respostas também destacadas em comparação ao período anterior.
Quando não há voos diretos disponíveis para uma viagem intercontinental, 36% dos passageiros prefere partir do aeroporto mais próximo a eles e depois transferirem-se para um aeroporto estrangeiro, em vez de pegar um voo doméstico, trem, ônibus ou carro para um aeroporto doméstico maior, de onde voos sem conexão estão disponíveis (42%).
Na França, a proporção de entrevistados que prefere a partida do aeroporto mais próximo e a transferência para um hub no exterior é ainda maior do que a quantidade de entrevistados que preferem a opção de viagem doméstica, com 43% e 32%, respectivamente.
Enquanto esperam no embarque, os viajantes dão uma importância especial às informações oportunas sobre atrasos e seus motivos (95%), uma pessoa de contato adicional em caso de atrasos (87%) e estações de recarga gratuitas para dispositivos como laptop ou celulares (87%).
A maioria dos passageiros (69%) prefere preços com tudo incluído a um valor de base mais barato, especialmente na África do Sul, Suécia e Índia, e cada vez mais no Japão e nos EUA. A conveniência é a principal razão (72%) para esta preferência, sobretudo na Índia (91%), na China (78%) e na África do Sul (78%).
Durante o voo, a limpeza da cabine e dos banheiros (96%) é a maior expectativa em todos os países. Funcionários simpáticos, atenciosos e acessíveis (94%) e a qualidade dos alimentos e bebidas (94%) seguem essa lista.
Já em relação às expectativas dos passageiros a bordo, a oportunidade de beber água é a que mais prevalece (90%) seguida pela presença de alimentos saudáveis (83%). Vale destacar que esses desejos são maiores nos Emirados Árabes e na Índia.
Após o voo, um serviço descomplicado para entrega de bagagem perdida (92%) é a maior expectativa dos passageiros, especialmente na África do Sul (96%), na China (95%) e nos Emirados Árabes (94%).