Durante os últimos dois anos, a Autoridade Aeroportuária de Aruba N.V. (AAA) trabalhou em um extenso processo para a modernização e a expansão do Aeroporto Internacional Reina Beatrix, agora conhecido como o Projeto Gateway 2030.
Como parte desse processo, o financiamento necessário e a subsequente recuperação do serviço da dívida foram considerações críticas no planejamento do projeto. Para financiar adequadamente os investimentos, determinou-se que seria necessário aumentar as tarifas e taxas aeroportuárias.
Durante o ano passado, a AAA realizou várias reuniões com interessados locais e internacionais, incluindo companhias aéreas e uma equipe da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) para analisar os aumentos e méritos dos investimentos. Após as reuniões, as partes interessadas e as empresas aéreas do aeroporto mostraram seu apoio ao Projeto Gateway 2030 e os custos que eles acarretam.
Os clientes das companhias aéreas da AAA, em colaboração com o grupo comercial do setor, a IATA, concordaram em aumentar as tarifas aeroportuárias relacionadas a passageiros para apoiar o financiamento do projeto a partir de 1º de julho de 2018. A Autoridade Aeroportuária de Aruba implementou o aumento em dois componentes dos encargos atuais relacionados ao passageiro do aeroporto, o que resultou em um aumento nas tarifas aeroportuárias totais aplicáveis a voos com destino, para serviços aéreos de destinos fora dos Estados Unidos (com US $ 13,00) e voos para os Estados Unidos (com US $ 15,00). Estes aumentos são cobrados das companhias aéreas e é prerrogativa das companhias aéreas como elas querem recuperar esses custos dos passageiros, o que pode variar dependendo da empresa. Este é o primeiro aumento em taxas aeroportuárias desde 2003. Os encargos relacionados com o aeroporto para voos de Aruba para ilhas de Curaçao e Bonaire não serão afetados e permanecerão inalterados.
As novas taxas foram devidamente avaliadas na região do Caribe, e mesmo com essas altas taxas, os encargos de AAA estariam dentro de uma faixa média para a região e são significativamente menores em comparação com os aeroportos locais, que também têm instalações de pré-liberação para os Estados Unidos. Fonte: Brasilturis.