Turismo apresenta “Sabores do Brasil” no Experiência Braztoa

Por Geraldo Gurgel

O Ministério do Turismo realizou nesta terça-feira (15), em Brasília, no Experiência Braztoa, mais uma ação “Sabores do Brasil”, que tem foco na gastronomia brasileira e divulgação dos destinos turísticos. O encontro no Distrito Federal, voltado para o Centro-Oeste, encerrou uma série de quatro eventos apoiados pela Pasta. Os três anteriores foram realizados em Foz do Iguaçu (PR), Manaus (AM) e Maceió (AL).

15 08 18 braztointerna
Ação voltada para divulgação da gastronomia brasileira sensibiliza agentes de viagem para promover os destinos e o turismo interno

O secretário Executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, destacou a parceria estratégica do MTur com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). “Eventos como esse priorizam a criatividade e a inovação na promoção dos destinos e criam um ambiente fértil para disseminar ideias. O intercâmbio de experiências é fundamental para desenvolver o turismo e o agente de viagem é uma peça fundamental da nossa engrenagem”, disse Alberto Alves.

As intervenções gastronômicas, de acordo com a proposta do Ministério do Turismo, levaram os participantes do Experiência Braztoa a provar os diversos sabores da cozinha regional brasileira. Ao longo do dia foram apresentados 20 pratos típicos, quatro por cada região. “A gastronomia está tão ligada ao turismo que quando se fala em um destino logo a mente remete ao que se come no local a ser visitado”, disse o chefe de cozinha pernambucano, Alcindo Queiroz, que comandou o espaço Sabores do Brasil.

A gastronomia foi um dos quesitos mais bem avaliados pelo turista estrangeiro que visitou o país no ano passado. Teve aprovação de 96% deles, reforçando uma tendência mundial. De acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT), a gastronomia ocupa a terceira posição nas principais motivações dos turistas que viajam pelo mundo.

O evento também destacou a economia colaborativa no turismo. Entre as experiências apresentadas pelo Ministério do Turismo, Virgo Lima, de Campina Grande (PB), coordena o projeto Quadrilhado. O kit que inclui música, dança, cenografia e comidas típicas nordestinas é apresentado em congressos e eventos realizados ao longo do ano na cidade paraibana, gerando emprego e renda para 12 quadrilhas juninas fora da temporada do São João campinense.

O secretário Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Bob Santos, também ressaltou a importância do evento que promove o turismo brasileiro através da troca de experiências entre os participantes. “Todos reconhecemos a importância do agente de viagem para o desenvolvimento dessa atividade econômica no país. É ele que está na linha de frente, no contato direto com o turista, orientando suas escolhas”.

Diferentemente das feiras de turismo, o Experiência Braztoa reúne em um único dia de atividades representantes dos diversos elos da cadeia produtiva do turismo, entre operadoras, companhias aéreas, governos e entidades do turismo, além de centenas de agentes de viagens. “Sem o apoio do MTur como parceiro não estaríamos trabalhando o turismo do Brasil dessa forma colaborativa”, afirmou a presidente da Braztoa, Magda Nassar.

*Fonte: Agência de Notícias do Turismo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *