Depois do sucesso nas edições anteriores, a Exposição de Orquídeas chega a sua décima edição marcando as celebrações dos 101 anos de Chapecó e dando boas-vindas à primavera. A exposição ocorre de 24 a 26 de agosto, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. O evento é organizado pela Associação Orquidófila de Chapecó – ASSOC e deve receber este ano mais de 10 mil visitantes.
O presidente da ASSOC, Jean Kovaleski destaca que um dos objetivos da Exposição é a integração e a troca de conhecimentos entre os colecionadores, além do julgamento das plantas que ocorre no primeiro dia de exposição. As plantas premiadas recebem medalhas e troféu pelo melhor cultivo e qualidade.
A exposição contará com associações vindas de Anchieta/SC, Carazinho/RS, Chapecó/SC, Maravilha/SC, Curitiba/PR e outras ainda não confirmadas, envolvendo um público apaixonado pelo cultivo das orquídeas.
Serão mais de 400 plantas expostas entre as mais variadas espécies de orquídeas, bromélias, cactos, suculentas e plantas ornamentais. O evento tem entrada gratuita.
Amizade cultivada dentro de Orquidários
Dentro dos orquidários dos colecionadores de plantas, tem além de muita cor, o cultivo do amor e da amizade. Na maioria das vezes é nos fundos da casa dos apaixonados por Orquídeas que estão localizados os espaços dedicados ao cultivo. Coleções imensas das mais variadas espécies são mantidas no espaço que exige muita dedicação.
A paixão por orquídeas, transformou os arredores e os fundos da casa de Jean, em corredores floridos e cheios de cor. “A participação em feiras nos fornece muito conhecimento sobre a maneira de cultivar. Essa troca de informação é muito bacana e muita coisa do que aprendi nos 8 anos dentro da Assoc me permitiram cultivar as plantas na minha própria casa”, afirma.
Na exposição, em Chapecó os visitantes poderão tirar dúvidas sobre cultivo e conhecer as mais variadas espécies de plantas.