Por Nelson Rocha
Aberto oficialmente na manhã desta quinta-feira, dia 23, no Wish Hotel da Bahia, em Salvador, o Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo, evento promovido pelo FICET- Fórum Internacional de Comunicação de Ecologia e Turismo- encerrou as atividades na capital baiana nesta sexta-feira, 24. Cerca de 100 convidados, entre participantes, autoridades e palestrantes, acompanharem as exposições feitas sob o tema “A Influência Digital na Comunicação do Turismo”, abordado por Fernando Jardim, Diretor do Driver Le-Wagan-SP.
“O Jornalismo Literário em Busca da Realidade Mágica” foi outra palestra do Encontro Internacional de Jornalistas, esta proferida pelo jornalista Paulo Atzingen, diretor do site Diário do Turismo de São Paulo. Durante a cerimônia de abertura, por iniciativa do jornalista Gorgônio Loureiro, presidente da Abrajet (Associação Brasileiros de Jornalistas Especializados em Turismo), foi feito um minuto de silêncio em memória do professor, escritor e ex-diretor do jornal A Tarde Edvaldo Boaventura, que faleceu aos 84 anos nesta quarta-feira, 22.
Os jornalistas presentes tiveram a oportunidade de conhecer detalhes do novo projeto urbanístico da primeira capital do Brasil, através de explanação do Secretário de Turismo e Cultura de Salvador Cláudio Tinoco.
“A gente sempre acreditou que a Abrajet Bahia tinha condição, sim, de trazer o que nós vimos aqui hoje, 16 estados representados e uma delegação internacional, a do Uruguai. Isto é muito importante, um trabalho convencional, mas fundamental pra que a gente possa fazer com que tudo aquilo que Salvador tem procurado produzir na requalificação urbana, com os novos equipamentos implantados, com a plataforma de eventos fortalecida e consolidada e com as estratégias de promoção, fazendo com que os jornalistas possam levar não só toda essa experiência vivida aqui para as suas cidades, mas também fazendo com que se propague tudo isto que a gente está produzindo na cidade”, declarou Claudio Tinoco.
Jorge Khoury, diretor superintendente do Sebrae Bahia, ocupou a mesa oficial do Encontro, junto com Claudio Tinoco, Gorgônio Loureiro e do Jornalista Carlos Casaes, um dos homenageados do evento – o outro foi Paulo Gaudenzi, ex-secretário de Turismo da Bahia e integrante da diretoria do Salvador Destination.
“É muito importante ter um Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo em Salvador. Aqui nós temos um terreno fértil e o prefeito ACM Neto tem dado muita importância ao turismo e o secretário Claudio Tinoco tem sido realmente um guardião desta área. Eu entendo que tudo aquilo que possa ser feito agora é importante para que a gente possa ter o germinar de tudo isso mais na frente. O terreno fértil de hoje nos assegura este futuro”, avaliou Jorge Khoury.
Já o presidente da Associação Brasileira da Industria de Hotéis (ABIH-Ba), considerou o Encontro, que prossegue nesta sexta-feira e se encerra no fim de semana com visitas técnicas dos participantes à Costa de Camaçari, de “altíssima importância. Isto ajuda a chegar ao público final esta nova imagem de Salvador. A cidade está requalificada e precisa ser divulgada e isto é um reforço muito importante para todo o turismo”.
O Encontro Internacional dos Jornalistas de Turismo em Salvador prossegui nesta sexta-feira, 25, com a apresentação do CEO Júlio Ribas, da Vinci Airports, do projeto de requalificação do Aeroporto Internacional de Salvador, seguido de almoço no Restaurante do Senac, no Pelourinho, visita à Casa do Carnaval e coquetel na Cantina da Lua da Vila Caramuru, no Rio Vermelho.
O evento será encerrado neste sábado, 25, com jantar no Bahia Plaza Hotel de Camaçari, depois dos jornalistas fazerem uma visita técnica à costa do município. Apoiaram o Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo, o Salvador Destination, CBTUR, Secretaria de Turismo de Salvador ( Secult), Prefeitura Municipal de Camaçari, ABIH-Ba, FBHA, Senac, Sebrae e demais entidades do trade turístico da Bahia.