Por Nelson Rocha
Com jantar no Bahia Plaza Hotel de Busca Vida, no município de Camaçari – situado no Litoral Norte baiano – seguido de show folclórico, foi encerrado sábado, 25, o Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo, que aconteceu em Salvador, no Wish Hotel da Bahia, entre os dias 22 e 24. O evento, promovido pelo Fórum Internacional de Comunicação de Ecologia e Turismo (FICET), reuniu cerca de 100 profissionais de comunicação de 16 estados e uma delegação de periodistas do Uruguai, que se encantaram com o potencial turístico da capital baiana e da Costa de Camaçari.
Os 42 km de praias da Costa de Camaçari proporcionaram uma experiência única aos jornalistas visitantes durante o fim de semana, recebidos com a música e canto dos nativos de Arembepe. Eles conheceram o Projeto Tamar, a Aldeia Hippie, a mais famosa do Brasil e de fama internacional, o restaurante Empório Jacuípe, que serviu suculento almoço para o grupo, entre outras atrações locais.
Ao final da passagem dos jornalistas pelo município, o prefeito Antonio Elinaldo e a diretora de Turismo Lucia Bichara agradeceram a presença das delegações, contempladas no Bahia Plaza Hotel Resort de Busca Vida com jantar preparado pela famosa quituteira baiana Dadá e espetacular show folclórico apresentado pelo cantor e compositor Paulo Carrilho.
“Parabéns a todos os colegas da Bahia pela atenção e programação do Encontro”, disse o jornalista Evandro Novak, que gravou um programa de televisão sobre Salvador e Camaçari para exibir em Santa Catarina, sintetizando o pensamento de todos que participaram do evento.
Iniciado oficialmente na quinta-feira, dia 23, no Wish Hotel da Bahia, o Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo ocorreu sob o tema “A Influência Digital na Comunicação do Turismo”. As palestras foram proferidas por Fernando Jardim, Diretor do Driver Le-Wagan-SP, e Paulo Atzingen, diretor do site Diário do Turismo de São Paulo e pelo CEO da Vinci Airports, Júlio Ribas, que administra o Aeroporto Internacional de Salvador.
O evento, cuja organização foi coordenada pelo jornalista Gorgônio Loureiro, presidente da Abrajet-Bahia, homenageou o jornalista Carlos Casaes, ícone do jornalismo do Turismo, e Paulo Gaudenzi, ex-secretário de Turismo da Bahia e vice-presidente do Salvador Destination, Apoiaram o evento o Salvador Destination, Vinci Airports, CBTUR, Secretaria de Turismo de Salvador (Secult), Prefeitura Municipal de Camaçari, ABIH-Ba, FBHA, Senac, Sebrae, Polícias Milita e Civil, e demais entidades do trade turístico de Salvador e Camaçari.