Faltam menos de quatro meses para o final do ano e muitos brasileiros já estão se programando para comemorar o Natal e o Rèveillon. De acordo com um levantamento realizado pela Viajanet, Salvador aparece como o terceiro destino mais buscado para o período.
A pesquisa ainda mostra que a capital paulista é a primeira opção e em seguida está o Rio de Janeiro. Segundo o diretor de Marketing da Viajanet, Gustavo Mariotto os brasileiros querem antecipar a compra de passagens aéreas justamente para adquirir os bilhetes com preços mais acessíveis.
FESTIVAL
Secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco comemora esta posição e mostra otimismo em mudança para melhor no ranking. “Agora, em setembro, quando o prefeito ACM Neto lançar, em São Paulo, a programação do nosso Rèveillon, que terá um festival de musica de cinco dias e uma grade diversificada de atrações. Com certeza, vamos atingir mais turistas”, sinaliza.
Assim, como no ano passado, Salvador realizará um Mega Festival no bairro da Boca do Rio, com estrutura de alto nível e grandes astros da música brasileira. “Nossa expectativa é de crescimento no ranking já nos próximos dois ou três meses”, afirma Claudio Tinoco. Hoje, a capital baiana tem no final de ano uma taxa média de ocupação dos hotéis superior ao período de Carnaval, ou seja, atinge facilmente a 97% dos quartos disponíveis.
LIDERANÇA
Secretário estadual de Turismo José Alves também aplaude a boa posição da capital baiana e acredita que o estado da Bahia – no seu total – acabe até ultrapassando as metrópoles Rio-São Paulo, graças às ocupações e as preferências dos turistas por cidades reconhecidamente hospitaleiras como Porto Seguro, Lençóis, Ilhéus-Itabuna e Vitoria da Conquista.
“Nossa expectativa é de continuar sempre em crescimento. Com o verão glorioso que a Bahia tem e a logistica que o governo do Estado vem implementando, decerto que vamos superar muito em breve os nossos concorrentes. Nossa meta é o primeiro lugar. E vamos chegar lá!”, garante.
Para isso, o Estado da Bahia reduziu o ICMS do querosene de aviação de 18 para 12% , com novos municípios sendo atendidos por mais vôos, este índice poderá chegar a 7% ainda este ano ou zerar no ano que vem.
VANTAGEM
Presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação, Silvio Pessoa não aceita o título de que Salvador é a 8ª (oitava) cidade mais barata para o período da “virada de ano”, segundo o site de viagem Trivago, ‘com a média dos preços de hotéis em R$ 538’.
“Muito pelo contrário. A grande reclamação dos hoteleiros baianos é que a diária media dos hotéis está estagnada há cinco anos. O custo alto não se deve aos hotéis nem tampouco a área de bares e restaurantes”, reclama. E acrescenta:”Deve-se à falta de concorrência entre as companhias de aviação que aproveitam desse período para elevar seus preços”
Silvio Pessoa diz, ainda, que “é preciso que haja uma abertura dos céus e que apareçam outras companhias, que explorem preços de passagens com custos mais baixos”.
MERCHANDISING
Um fato de momento, muito comemorado pelo trade turístico, é a retomada do crescimento da rede hoteleira de Salvador. No primeiro semestre deste ano, a taxa de ocupação alcançou 61%, traduzindo-se no incremento de 8% em comparação ao mesmo período de 2017, que atingiu 53%. Houve um aumento de 10% no fluxo de turistas no ano passado e agora, no primeiro semestre de 2018, ultrapassou o número de 4,7 milhões de turistas, sendo a melhor taxa nos últimos seis anos..
A novela da Globo “Segundo Sol” vem contribuindo de forma decisiva neste crescimento. O fato da produção artistica ser ambientada na capital baiana fez com que novos turistas mostrassem interesse em conhecê-la. Salvador já é um destino no imaginário das pessoas pela sua história, cultura, belezas naturais e, sobretudo, pelo Carnaval. Agora, recebeu esta dose forte de merchandising (propaganda subliminar). Fonte: Tribuna da Bahia.