Empresas e organizações que investem no desenvolvimento de iniciativas sustentáveis para o setor têm até o dia 31 de agosto para se inscreverem no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018/19. O troféu é destinado a iniciativas e projetos acadêmicos que tenham como finalidade o desenvolvimento de um turismo mais sustentável por meio da gestão de práticas ambientais, socioculturais e econômicas integradas às estratégias de empresas e que impactem no turismo nacional. CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER
O prêmio é dividido em cinco categorias: Associados Braztoa, Agências de Viagem, Meios de Hospedagem, Parceiros do Turismo (empresas não associadas) e Projetos Inovadores, aqueles submetidos por grupos de alunos representando instituições de ensino técnico ou superior. Entre os critérios de avaliação das iniciativas o júri, com presença do Ministério do Turismo, estão ações realizadas e resultados sociais, ambientais e econômicos; inovação; além da relevância para o negócio e para o turismo sustentável.
Serão consideradas finalistas as três iniciativas que obtiverem a maior pontuação dentro do conjunto de critérios estabelecidos para cada categoria. Estas seguirão para a fase final de avaliação, que consiste em uma dinâmica presencial entre os jurados, na qual será definida a iniciativa vencedora de cada categoria. O anúncio dos finalistas ao Prêmio Braztoa de Sustentabilidade será no dia 28 de setembro de 2018, por meio de divulgação no portal Braztoa (www.braztoa.com.br).
PREMIAÇÃO
Todos os finalistas receberão um certificado de participação no dia da premiação e o vencedor de cada categoria leva um troféu personalizado. A inciativa melhor avaliada entre todas as categorias, com exceção da categoria V, de projetos inovadores, terá uma premiação adicional, o troféu Prêmio Top Sustentabilidade. A cerimônia de premiação acontecerá em local e data a serem definidos pela Braztoa.
APOIO DO MTUR
Em apoio à iniciativa da Braztoa, o Ministério do Turismo produziu vídeos dos empreendimentos premiados na categoria Top Sustentabilidade nos últimos três anos, confira:
Pousada Piuval – Gestão Sustentável. Premiado em 2017, o empreendimento do Mato Grosso tem entre as ações de sustentabilidade a Estação de Tratamento de Água (ETA), que auxilia no reuso do líquido. Outra ação é a coleta de lixo da pousada com a separação dos resíduos entre inorgânicos e orgânicos, dando a destinação correta e segura para o meio ambiente. A pousada contribui ainda com a economia local.
Cambará Eco Hotel: Sustentabilidade na prática através do tratamento de esgoto anaeróbico, na captação de água da chuva por meio de cisternas para uso na lavanderia, jardinagem e banheiros, no aquecimento de água por energia solar, na separação de lixo seco e orgânico, no reaproveitamento dos resíduos recicláveis, na eficiência energética com sensores, entre outras. O empreendimento, premiado em 2016, fica em Cambará do Sul (RS).
Pousada Uacari: Iniciativa de Turismo de Base Comunitária na Amazônia. Localizado em Tefé (AM), o empreendimento flutuante foi idealizado para ser uma fonte de renda adicional e alternativa para os locais, contribuindo com a distribuição dos benefícios e com a conservação dos recursos naturais. Fonte: Agência de Notícias do Turismo.