Por Lívia Nascimento
Teve início na manhã desta terça-feira (04), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, a conferência Turismo Summit 2018 – Destinos Turísticos Inteligentes e Inovadores. O evento reunirá, até amanhã (05), gestores públicos, coordenadores dos projetos de destinos turísticos inteligentes, lideranças do setor, empresários e estudantes para debater os impactos da transformação digital no turismo e como a parceria entre Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur – organizadores do evento – poderá auxiliar o setor a se adaptar à nova realidade.
Esta é a primeira ação da mais recente parceria entre as entidades. O Convênio de Cooperação Técnica, no valor de R$ 200 milhões, permitirá promover ações para aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas que atuam no turismo. Com validade inicial de dois anos, a ideia é que seja realizada inovação da oferta turística, qualificação de produtos e serviços e promoção de destinos, entre outras iniciativas.
“O turismo é uma das duas grandes vantagens competitivas do Brasil, mas ainda precisa evoluir muito. Uma atividade que gerou um em cada cinco empregos no mundo na última década tem que ser vista com mais atenção. Somos um país ainda muito fechado e isso sem dúvida atrapalha o crescimento do Brasil e de todo o setor”, declarou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. Mais de 70% das empresas do setor são micro ou pequenas empresas. Durante os dois dias de eventos são esperados cerca de 600 participantes.
No turismo, as mudanças tecnológicas fizeram com que o setor evoluísse da dinâmica de destinos analógicos (tradicional, off-line), para os digitais (multicanal, online) e, agora, o desafio é transformá-los em inteligentes (sensoriais). “A ideia dessa iniciativa é criar uma rede de inteligência de informações para conectar esse setor e por isso é tão importante realizar essa integração entre Sebrae e Ministério do Turismo, uma parceria onde todos saem ganhando”, afirmou o presidente do Sebrae Nacional, Afif Domingos.
Segundo especialistas, o turismo tem interações diretas ou indiretas com 52 outras atividades econômicas, constituindo uma malha ampla e complexa de encadeamento, que, a partir da internet, passou a ter uma lógica diferente de atuação. Os intermediários tradicionais, como as agências de viagens, ganharam a concorrência de plataformas digitais e das Online Travel Agencies (OTA).
PROGRAMAÇÃO – Para quarta-feira (05), segundo e último dia do evento, estão previstos debates sobre gestão sustentável dos destinos, em painel com Mônica Sâmia, Diretora Executiva da Braztoa, Alexandre Garrido, coordenador da ABNT, e Alberto Dáuer, do Sesc; e sobre o caso da Rota das Emoções e voucher digital, com Luis Walter Muniz, coordenador estadual da rota e gerente do Sebrae.
Em paralelo, outros dois painéis com convidados internacionais acontecerão na manhã do dia 5 sob os seguintes temas: “A economia criativa como vetor de fomento ao turismo”, com o português Carlos Martins; “Peru – um destino de experiência”, apresentado por Milagros Ochoa, diretora de Turismo e Imagem peruana; e “Como potencializar a experiência utilizando a sensorização”, com Armando Junior, da HiPosition. Para mais informações, acesse o site.
Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz discursa na abertura do evento. Foto: Roberto Castro/MTur
Fonte: Agência de Notícias do Turismo