As câmaras municipais algarvias aprovaram, na última sexta-feira (21), a criação de uma taxa turística, no valor de 1,5 euros, para cobrar entre Março e Outubro, com a qual esperam arrecadar 20 milhões de euros por ano.
A aprovação da taxa foi aprovada por maioria pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, reunida hoje em Castro Marim, de acordo com o “Sul Informação”.
A cobrança será aplicada até um máximo de sete dias de estada no Algarve, a pessoas com mais de 12 anos, sendo que os estabelecimentos hoteleiros, depois de cobrar a taxa, irão entregar o dinheiro às Câmaras Municipais.
Parte da receita deverá, segundo a AMAL, ser canalizada para iniciativas intermunicipais, diz o “Sul Informação”.
O dinheiro será usado para uma carteira de projetos comuns, “cujo financiamento será suportado pelos Municípios, de forma proporcional às receitas obtidas por cada um”.
O jornal, que indica que a percentagem da contribuição dos Municípios ainda não está definida, especifica que parte das receitas da taxa turística deverá ser encaminhada para a AMAL, que depois vai gerir esse dinheiro.
Após a aprovação de hoje, as autarquias terão de aprovar o regulamento da taxa turística, fase que poderá provocar alterações na aplicação e valor da taxa. Fonte: Presstur.