Vinícius Lummertz, ministro do Turismo: “Nos falta merecer tanta riqueza”

Da Redação

Durante pronunciamento na manhã de hoje, quando da abertura oficial da Abav Expo, que chega a sua 46ª edição no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte de São Paulo, o Ministro do Turismo, Vinícius Lummertz,  declarou que “vivemos uma era perigosa de interpretação errada das coisas. Temos tudo para ser um País que não deve temer nada. Nos falta merecer tanta riqueza. Lembro que, em 1962, na ocasião de uma visita ao Brasil, Robert McNamara, um dos mais importantes empresários e políticos norte-americano, ficou impressionado com o que viu e afirmou que sim, éramos mais ricos que os Estados Unidos. Só precisamos parar com a auto-sabotagem que se tornou vício no Brasil. Para o crescimento da economia temos de colocar em pauta a palavra investimento. O debate atual é sobre o que gastar o dinheiro público. Pouco se fala no que investir”.

O Ministro do Turismo Vinícius Lummertz, com a Revista Turismo Total, ao lado do Jornalista Nelson Rocha, diretor-editor, de Moisés Cafezeiro, representante do trade baiano, e do jornalista Benneh Amorin, também diretor-editor da nova publicação do setor. Foto: David Nelson/Portal e Revista Turismo Total

Já o Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leão, convidado pela organização da 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo, teve o cuidado de, pelo cargo que exerce, não ser demasiadamente pessimista. “Não podemos olhar sob o ponto de vista do copo mais ou menos vazio. É melhor olhá-lo como mais ou menos cheio”, disse aparentemente se referindo à época pré-eleitoral e à batalha que se desenrola no país entre forças políticas antagônicas.

Frases de lado, Leão foi mais direto ao afirmar que o país, as pessoas, os brasileiros, não são capazes de transformar as riquezas em desenvolvimento pleno. “Vivemos ainda a matriz econômica do século XX, precisamos transformar algumas lógicas arcaicas e entrarmos na matriz econômica da atualidade”, disse.

Economia Criativa

A ABAV Expo 2018 acontece até a próxima sexta-feira, dia 28, apresentando as novidades do turismo nacional e internacional. Foto: David Nelson/Portal e Revista Turismo Total

Quase que justificando sua presença ao evento, Sérgio Sá lembrou que Economia Criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. “Turismo e Cultura são economias do futuro. Os segmentos culturais da indústria criativa bebem de eventos como a FLIP (Feira Literária de Paraty) e do Carnaval. Vários estudos demonstram que essa união (turismo e cultura) geram emprego e renda”, disse Leão.

O Ministro do Turismo Vinícius Lummertz recebeu a edição de lançamento da Revista Turismo Total, para qual concedeu entrevista exclusiva, apresentando um balanço dos seus cinco meses à frente da pasta, mostrando o quanto já contabilizou com conquistas para o setor.

 

*Com informações do Diário do Turismo 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *