Em 2017, o Brasil ampliou em 20% a emissão de turistas para Cuba. Foram 34 mil brasileiros, e a meta é aumentar este número para uma média de 37 mil em 2018. A principal porta de entrada à ilha é via aéreo, 60% da entrada de turistas brasileiros, e os outros 40% dos visitantes chegam por via marítima. “Mas como ficam apenas durante um dia, registramos que 20% dos visitantes regressam em uma nova visita, desta vez com mais tempo”, explica Mariano Fernandez Arias, da Oficina de Turismo de Cuba.
No Brasil, os representantes do destino seguem unindo esforços com o setor para informar os profissionais sobre os diversos programas do país. “Por isso, estamos realizando treinamentos, oficinas para agentes de viagens, e realizando uma série de promoções”, comentou.
Arias também destacou como exemplo o Festival del Habano, considerado o maior evento de charutos premium do mundo, que acontece em fevereiro. “Além disso, também é possível realizar passeios até os maiores produtores de charuto e rum”, disse.
Atualmente, o Brasil é o 17o. em número de turistas em Cuba. O Canadá segue no topo seguido por Estados Unidos, França, Alemanha e Itália. Fonte: Brasilturis.