Secretaria de Turismo propõe conciliação para adequar barracas de praia em Guaibim (BA)

 

Por  Lenilde Pacheco, Eduardo Bastos e Redação

Esforço conjunto de autoridades das esferas municipal, estadual e federal visa a acelerar um processo de conciliação, para acordo com comerciantes de 67 barracas situadas na Praia de Guaibim, no município de Valença.
Reunião sobre o assunto foi realizada nesta quinta-feira (4), com a intermediação feita pela Secretaria do Turismo da Bahia e presença do superintendente do Patrimônio da União (SPU-BA), Abelardo de Jesus Filho.

Mediador do debate, o secretário José Alves propôs que os donos das barracas façam as adequações que atendam às exigências ambientais e ofereçam serviços de excelência para atender ao público visitante, a cada dia mais exigente. “Esta atividade é importante para a economia local e deve ser fortalecida”, resumiu.

A polêmica estabelecida na Orla de Guaibim, no Baixo Sul do Estado, envolve o Ministério Público Federal (MPF-BA) que cobra licença ambiental das barracas. Na avaliação da Setur-BA, o importante é acelerar os ajustes para superar o impasse, de forma conciliatória, o mais rapidamente possível. Reunião semelhante, em estágio mais avançado, acontece nesta sexta-feira (5), com o prefeito de Cairu, Fernando Brito.

Participaram da reunião o secretário do Turismo de Valença, Frank Silva Roseira; o procurador do município de Valença, Walter Ferrão Júnior; a presidente da Associação dos Comerciantes de Guaibim, Daniele Lima, o superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Jorge Ávila, e proprietários das barracas.

Conforme o site Livre Notícias,  terminou em 31 de julho uma perícia que investigou danos ambientais supostamente cometidos na construção de barracas na Orla de Guaibim, em Valença, no Baixo Sul do estado. O procedimento também apurou a falta de licença ambiental para ocupação das barracas, divulgou o portal da região, informando nota do Ministério Público Federal (MPF-BA).
Ainda conforme o Livre Notícias, devido à perícia, moradores e banhistas da Praia de Guaibim estavam apreensivos quanto à possibilidade de retiradas das barracas.

 *Com informações do site Livre Notícias;Foto: Google

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *