O furacão Michael, atualmente de categoria 1 com ventos máximos continuados de 130 Km/h, estava nessa madrugada, a apenas 45 quilômetros a Noroeste da ‘ponta’ mais ocidental de Cuba e segundo os meteorologistas do National Hurricane Center (NHC) está a ganhar intensidade enquanto se dirige para a Flórida, Estados Unidos.
A informação do NHC indica que foi emitido uma alerta de furacão para a província cubana de Pinar del Rio, bem como para as regiões desde a fronteira Alabama – Florida até ao Rio Suwanee, bem como avisos de furacão para várias outras áreas na mesma região.
Os meteorologistas do NHC avançam na mesma informação que preveem que o centro do Michael está a dirigir-se para o Sudeste do Golfo do México e seguirá depois para a área oriental do Golfo do México e na quarta-feira deverá estar sobre Flórida Panhandle ou Flórida Big Bend.
Na mesma informação, os meteorologistas avisam que a sua previsão é de que o Michael seja um grande furacão (major hurricane), designação geralmente utilizada para furacões de categoria 3 ou superior e informam que ontem à tarde foi medida, em Isabel Rubio, na província cubana de Pinar del Rio, uma rajada de vento de 120Km/h.
De acordo com a imprensa norte-americana, o Governador da Florida, Rick Scott, já emitiu uma ordem de evacuação das áreas mais expostas aos efeitos do furacão, seja vento seja chuva intensa.
“Todas as famílias têm que estar preparadas”, alertou Rick Scott.
A imprensa cubana, por sua vez, já publica fotografias de ruas inundadas sob o título “ chuvas do furacão Michael afetam o Ocidente de Cuba”.
“Segundo o aviso de ciclone tropical, foram fortes e intensas em algumas localidades, principalmente em Pinar del rio, Artemisa, La Habana, Mayabeque e Ilha da Juventude”, informou a agência de notícias Prensa Latina.
A mesma notícia dizia que o Centro de Pronósticos del Instituto de Meteorología de Cuba (Insmet) informou que a precipitação atingiu 106 milímetros em Isabel Rubio, 95 em Cabo de An Antonio e 81 em San Juan y Martinez, na província de Pinar del Rio. Fonte: Presstur.