Por Nelson Rocha (De Curitiba)
Operadoras e agente de viagens de Curitiba estão recebendo esta semana, a visita de representantes da hotelaria baiana. Trata-se de mais uma etapa da ação do Road Show 2018, iniciada nesta segunda-feira, dia 15, promovida pela ABIH-Ba (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo do município (Secult) e Gol Linhas Aéreas, que apresenta o parque hoteleiro soteropolitano e o potencial turístico da cidade para profissionais do setor que oferecem o destino Salvador.
A capacitação de agentes e operadores curitibanos se dá através da exposição de Salvador durante palestras proferidas por Ricardo Nobre, coordenador de turismo da Secult, que mostra com apresentação de slides e vídeos os principais pontos turísticos da capital baiana. Os profissionais do setor capacitados recebem uma sacola com folhetos informativos dos hotéis de Salvador, além de cocada baiana, colares e pequenos frascos com água de cheiro dos Filhos de Ghandi – tem até um representante do afoxé caracterizado com a fantasia do carnaval acompanhando o grupo – e outros brindes típicos da primeira capital do Brasil.
A primeira operadora visitada na manhã desta segunda-feira, 15, foi a FRT Operadora, localizada no centro da capital do Paraná.
“Encantador. Realmente é um pedacinho da Bahia aqui com a gente, que precisamos deste calor humano, desta energia positiva. Salvador é um lugar que inspira e traz uma alegria muito grande saber que pertence ao Brasil. Aproxima o nosso coraçãozinho gelado com o coração quente de vocês”, declarou Paola Kreutzer, gerente de vendas da FRT Operadora, que escolheu a capital baiana para realizar um super evento de premiação no próximo ano, entre os dias 21 a 25 de agosto, reunindo cerca de 250 agentes de viagens.
Edson Silva, Gerente de Contas da operadora Viagens Incomum, depois do evento pontuou: “Nós tínhamos uma visão de Salvador quase que abandonada, suja, não tanto como cartão de visita para o turista. Depois desta apresentação nós percebemos que ela está sendo revitalizada e tem hotéis maravilhosos. Como eu trabalho muito visitando as agências de viagens, conseguirei passar para os agentes essas informações, com mais autoridade e firmeza do produto”.
Luciana Juliana, que trabalha com vendas na operadora turística MGM, depois de acompanhar a palestra e conhecer os avanços que Salvador tem dado no plano urbanístico, declarou: ” Agora com esse treinamento, que facilita e ajuda a gente, vai ficar mais fácil vender Salvador. Já estamos mandando gente pra lá e no verão vai aumentar o número de paranaenses viajando, inclusive eu vou junto”, afirmou.
“Posso dizer que cem por cento recebem muito bem as notícias de Salvador como um destino requalificado. Eles sentem vontade de voltar à Salvador, muitos já conheciam, mas se sentiam desanimados em retornar. Agora a gente sente o desejo deles em retornar e trabalhar o destino”, destacou o palestrante Ricardo Nobre.
Já o representante do Real Classic Bahia Hotel, Ivan Nascimento, considerou a iniciativa “positiva. Salvador agora está com facilidades na questão do aéreo e esse projeto da ABIH de divulgar o destino, de estar fazendo esse road show na região sul vai facilitar no conhecimento dos agentes de viagens e despertar o interesse deles na venda da cidade, que tem agora boa infraestrutura e hotéis muito bons”.
Mar Brasil Hotel, Rede Sol Express, Real Classic Hotel, Pestana Convento do Carmo, Pousada Colonial Chile, Fera Palace hotel, Wish Hotel da Bahia, Grande Hotel da Barra, Monte Pascoal Praia Hotel, Bahia Othon, Pesta Lodge e o Portobello Ondina Praia, são os hotéis que participam deste Road Show no sul do país, que será encerrado quinta-feira, dia 18, em Florianópolis, acompanhado, pela primeira vez, pelo Portal e Revista Turismo Total.
Em novembro, o Road Show da ABIH-Ba e Secult, que já divulgou o destino Salvador em outros estados e países da América Latina, passará pelo Rio Grande do Sul e Recife.