Por Licio Ferreira
Os baianos podem se preparar para receber, no próximo dia 8 de Dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição, o mais novo e luxuoso hotel já instalado em Salvador: o Fasano Salvador, um hotel tipo ‘boutique’, do grupo espanhol Prima, que promete atrair celebridades e famosos, graças às modernas e confortáveis instalações que vai oferecer.
Localizado, em frente à Praça Castro Alves, com vista privilegiada da Baía de Todos os Santos, o Fasano Hotel ocupará a antiga sede do Jornal A Tarde, uma edificação dos anos 30 tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Terá oitenta leitos, sendo 70 suítes, seis delas de categoria máster.
Esta informação, exclusiva, é do novo Embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García-Casas que, nesta terça-feira (16), ofereceu uma entrevista especial à Tribuna da Bahia na sede do Consulado da Espanha na Bahia, para falar, entre outras coisas, dos investimentos do seu país em nosso estado e das perspectivas das empresas espanholas, a partir desta parceria de longos anos.
LITORAL NORTE
O embaixador disse que os espanhóis estão dispostos a investir cada vez mais na Bahia. “Estamos em Baixios, no Litoral Norte de Salvador. Lá, a Empreendimentos Prima adquiriu 15 km de terras à beira da praia com profundidade de 4 km de extensão, onde pretendem construir entre quatro a cinco hotéis e resorts; e entre 150 a 200 condomínios de casas. Na construção desses imóveis haverá vagas de trabalho para seis mil pessoas e quando os equipamentos estiverem prontos, aproximadamente cinco mil vão atuar na área de turismo”.
O primeiro empreendimento espanhol da Prima é o condomínio Ponta de Inhambupe localizado a 124 km de Salvador. Lançado no ano passado, trata-se de um complexo turístico e imobiliário que inclui apartamentos, casas, ‘mall’ de lojas e um hotel boutique. O primeiro lote, dedicado às instalações comerciais, teve uma receptividade maior do que o imaginado. Já o lote de casas duplex e apartamentos de dois e três quartos já tem entrega prevista para novembro de 2019.
Valorizando sempre as atuações das empresas espanholas no Brasil, Fernando Garcia-Casas disse que ‘elas se dedicam com intensidade nas ações de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, nos locais onde atuam”. Antes de finalizar a entrevista reforçou: “Neste mundo globalizado, Brasil e Espanha mantém relações produtivas e pacíficas. Juntos estaremos lutando contra as mudanças climáticas; a pobreza do mundo; e ao lado de todos os cidadãos”.