Implementada no ano passado para voos nacionais, a cobrança pela primeira bagagem despachada começa a valer neste sábado (20) para os clientes da Latam em trechos entre países da América do Sul. Na mesma data, também começa a valer a cobrança pela escolha antecipada de assentos para voos na América do Sul e de longa distância.
Segundo a empresa, o modelo de perfis tarifários (em que serviços são cobrados à parte nos perfis de tarifas mais baratas), faz parte de uma tendência global da indústria em “oferecer ao cliente a possibilidade de escolher e pagar apenas pelos serviços e benefícios que realmente ele deseja adquirir”.
As cobranças passam a valer para as passagens compradas a partir de sábado. Bilhetes já adquiridos não sofrem alteração.
Os passageiros das tarifas Promo e Light em voos da América do Sul poderão levar, sem custo extra, apenas uma mala de mão de até 10 quilos. Despacho de bagagem e marcação de assento deverão ser pagos à parte. Já os passageiros das tarifas Plus e Top nas mesmas rotas terão despacho de bagagem e marcação antecipada de assentos já incluídos no preço da passagem.
De acordo com a rota selecionada, a seleção de assentos custa a partir de US$ 5, enquanto a bagagem despachada sai por a partir de US$ 20.
Novas regras
As cobranças foram permitidas por uma nova regra da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de dezembro de 2016.
Pela regra anterior, as companhias aéreas eram obrigadas a transportar sem cobranças adicionais uma bagagem despachada de 23 kg para voos nacionais e duas de 32 kg para voos internacionais. Fonte: G1.