Por Nelson Rocha
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), concluiu nesta quinta-feira, 18, mais uma etapa de capacitação de operadores e agentes de viagens pelo Brasil afora, ação que a entidade vem realizando ao longo do ano. Desta vez, depois de passar por Curitiba, o Road Show da ABIH-Ba chegou à cidade de Florianópolis, para divulgar o parque hoteleiro, calendário de festas e as atrações turísticas da primeira capital do Brasil.
Com palestra, projeção de slides, vídeos, distribuição de sacolas com folhetos informativos dos hotéis de Salvador, cocada baiana, colares do Afoxé Filhos de Ganhdy, entre outros brindes típicos da cidade, a comitiva soteropolitana conquistou os profissionais catarinenses do segmento.
“De forma simplificada foi possível conhecer os principais atrativos da cidade, os pontos turísticos. Acho que empolgou o pessoal que não conhece pra ir até lá conhecer e nos deixou com um gosto de quero mais. Agora ficou mais fácil oferecer aos nossos clientes este destino encantador”, comentou Mariana Molino, da operadora SBTUR.
A jornada de ações do Road Show em Santa Catarina foi concluída com outra palestra na charmosa Floripa, durante jantar que reuniu 60 agentes e operadores, em restaurante situado à avenida Beira Mar Norte da cidade, sob clima de total descontração. Ao final foram sorteadas diárias nos hotéis soteropolitanos que participaram da iniciativa.
“Eu amei a palestra e gosto muito da Bahia, que está em moda agora. Nós estamos com muitos bloqueios pra Salvador e estamos vendendo muito a cidade, conjugada com Morro de São Paulo, um novo produto. É a primeira vez que a Bahia vem apresentar sua capital em Santa Catarina e eu fiquei felicíssima”, declarou para o Portal e Revista Turismo Total, Vanderli Campos Cominara, representante da CVC que ganhou três diárias no Grande Hotel da Barra.
Já a hoteleira Daise Blanco, representante do Monte Pascoal Praia Hotel e organizadora do Road Show para Curitiba e Florianópolis, enfatizou na oportunidade: “Foi uma ação sensacional. A gente percebeu o quanto Salvador precisava ser trabalhada e é querida. A cidade estava apenas esquecida pelos operadores e agente de viagens. Foi muito importante para a divulgação do destino e percebemos o quanto as pessoas estão felizes em conhecer a nova Salvador”.
Participaram desta ação da ABIH e Secult no sul do país, representantes do Mar Brasil Hotel, Rede Sol Express, Real Classic Hotel, Pestana Convento do Carmo, Pousada Colonial Chile, Fera Palace hotel, WishA Hotel da Bahia, Grande Hotel da Barra, Monte Pascoal Praia Hotel, Bahia Othon, Pesta Lodge e o Portobello Ondina Praia. Desde o início do Road Show ocorrido em 2016, 3.500 operadores e agentes foram capacitados para oferecer a capital baiana como destino turístico.
A caravana soteropolitana já percorreu 20 cidades brasileiras e estrangeiras, iniciativa que tem ajudado na recuperação do fluxo de turistas em Salvador. Caxias, Novo Hamburgo e Gramado no Rio Grande do Sul e Recife, serão as próximas cidades brasileiras que receberão o Road Show, agendado para os dias, 05, 07, 08, 19 e 20 de novembro.